Blog

4 Principais características do Marketing moderno

As redes sociais, a internet, o mobile e as ferramentas de análise e monitoramento mudaram todo o panorama do marketing atual. Há algum tempo, as vendas ainda eram capazes de controlar grande parte do processo de compra dentro de uma empresa. Hoje, o consumidor é quem controla o processo de marketing moderno, porém a organização pode guiá-lo por um caminho que lhe seja mais interessante.

O marketing é o grande responsável pela parte do processo de compra em uma empresa, no momento em que a venda começa com a gestão de marketing: produzindo educação, construindo e mantendo engajamento com compradores, assim como auxiliando a equipe de vendas no fechamento de negócios.

Neste post, vamos explicar quais são as 4 principais características do marketing moderno. Acompanhe nos tópicos a seguir e veja como desempenhar esse tipo de estratégia na sua empresa!

1. Conhece a linguagem corporal digital de seus clientes

Hoje em dia não basta saber quem são os seus clientes e o que eles fazem. É fundamental descobrir em quem eles confiam e o que fazem no site de seu negócio.

Isso significa que você deve entender como os consumidores interagem com o seu conteúdo, monitorar o engajamento e descobrir suas motivações e dores. É necessário aprender mais sobre seus papéis e responsabilidades, de modo que você possa dizer as coisas certas, no momento certo e para as pessoas certas.

E, mais importante ainda, é preciso descobrir o que os influencia, quem são as pessoas em que confiam, para que a comunicação alcance não só os clientes, mas também os influenciadores do mercado.

2. É social e móvel

Por meio de todos os dados disponíveis do número de usuários de redes sociais e pela penetração dos dispositivos móveis, é fácil de entender por que o marketing moderno precisa ser mais social e móvel urgentemente.

A todo momento cresce o número de pessoas que querem acessar as ofertas de conteúdo e sites usando suas contas de mídia social. Elas querem compartilhar com os amigos e colegas. Se o marketing quer ter sucesso nesta nova era, você precisa disponibilizar o seu conteúdo em um formato mais fácil de acessar via dispositivos móveis e de compartilhamento social.

3. Tem aplicativos integrados

Os novos aplicativos estão mudando a forma como as pessoas interagem com o mundo e com as marcas segmentam seus potenciais clientes. O problema com esta especialização é que existem muitos aplicativos que vivem praticamente isolados. É preciso haver um maior grau de padronização. É necessário que os aplicativos se integrem, possibilitando que falem uns com os outros e se conectem.

4. Está alinhado com o setor de vendas

Marketing e vendas precisam funcionar de forma mais alinhada do que nunca e serem voltados para os mesmos objetivos. É preciso determinar a contribuição de ambos os setores no alcance dos objetivos da sua empresa. Isso significa que o marketing deve ajudar o setor de vendas a fechar negócios. Profissionais de Marketing precisam encaminhar leads mais qualificados, fornecer perfis mais completos a respeito de seus interesses e ajudar o comercial a engajar leads com conteúdo pertinente e qualitativo.

Chamamos essa técnica que envolve marketing e vendas de vendarketing. Esse pilar traz diversas vantagens para a empresa. Os principais deles são os a seguir relacionados.

4.1 Metas alinhadas e caminhando juntas

As metas compartilhadas trazem muitos benefícios para o marketing moderno. A ideia é que os profissionais das duas áreas trabalhem em prol de um mesmo objetivo.

Assim, se a empresa deseja aumentar em 20% as vendas em um ano, por exemplo, a equipe de marketing precisa traçar estratégias para trazer mais leads para que o setor de vendas feche essas negociações.

O trabalho funciona como uma espécie de linha de produção e um inicia quando o outro termina. Por isso, as estratégias precisam caminhar sempre juntas.

4.2 Maior possibilidade de mensurar os resultados

Quando o vendarketing é praticado fica mais fácil de identificar todas as taxas de conversão do funil de vendas. Isso é relevante para que se possam identificar possíveis falhas e assim traçar estratégias para que elas sejam corrigidas em ações futuras.

O desempenho da equipe de vendas depende dos leads que o marketing consegue para a empresa. Logo, um fraco desempenho de vendas pode estar relacionado com falhas nas ações de marketing. O mesmo também acontece ao contrário, quando muitos leads são gerados, mas há poucas conversões em clientes.

4.3 Mais facilidade ao calcular o ROI

Outra vantagem do vendarketing é que ele também torna mais fácil o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI). Para determinar esse valor é preciso aplicar a seguinte fórmula:

ROI = (ganho obtido – investimento) / investimento

Nesse caso, o cálculo do ROI deve levar em consideração tanto os investimentos em marketing, quanto os no setor de vendas, para que se tenha um resultado real e que realmente demonstre o retorno financeiro que a empresa teve em cada venda.

De maneira geral, podemos dizer que para aplicar o vendarketing em uma empresa é preciso, primeiramente, alinhar as equipes. As reuniões, por exemplo, devem ser feitos em conjunto.

Também é interessante que, eventualmente, uma equipe acompanhe a rotina de trabalho da outra, pois sabendo que tipo de abordagem uma campanha de marketing tem, por exemplo, o time de vendas saberá como seguir a conversa com o cliente, adotando a mesma linguagem.

O marketing moderno, em resumo, é aquele que traz resultados para as empresas de forma prática, sem necessitar de um investimento milionário. É preciso agir sempre com perspicácia e assim seguir esses 4 pilares que listamos para fechar novas vendas.

Gostou nosso artigo e quer receber mais conteúdos interessantes como este em seu e-mail? Então não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim você terá muitas novidades, sempre em primeira mão. Não perca essa oportunidade!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia