Blog

A importância de humanizar a sua marca

Já contamos em outros artigos do nosso blog que o comportamento do consumidor está em constante mudança e hoje, muitos fatores pesam na decisão de compras, como a aproximação com a marca e a experiência de compra. 

Afinal, ninguém gosta de receber respostas robotizadas ou ser atendido dessa forma. Mesmo com a tecnologia e suas facilidades, as pessoas necessitam de proximidade e quando uma marca tem isso, ela se destaca.

Fonte: giphy.com 

Portanto, se você deseja saber mais o que significa humanizar sua marca e como pode dar os primeiros passos para que isso aconteça, continue com a gente neste artigo. 

O que faz uma marca ser humanizada?

A humanização da marca consiste em aproximar a marca de seus clientes através de técnicas, métodos e ações. Assim, a marca entra no dia a dia das pessoas, se fazendo presente em alguns momentos. 

Para isso, é preciso que além de conhecer o perfil dos consumidores, é fundamental que a marca entenda as suas necessidades e motivações. 

Por que as pessoas gostam das marcas humanizadas?

Fonte: giphy.com

Cada vez mais as pessoas têm um papel muito mais ativo nos processos de comercialização. E isso faz com que os aspectos tradicionais, como preço e qualidade, não sejam mais os grandes protagonistas, e sim o compromisso das marcas. 

Por isso, as pessoas buscam marcas humanas, porque percebem que podem ajudá-las a cumprir com seus objetivos por meio do apoio contínuo e o acompanhamento personalizado. 

Como colocar isso em prática? 

Como tudo no marketing digital, existem estratégias para tornar sua marca mais humanizada. Mas é importante lembrar que toda a equipe deve estar realmente envolvida nesse processo. Afinal, não adianta tentar padronizar algo que tem que ser humano e verdadeiro. 

  •  Tenha um estilo único 

Assim como as pessoas, as marcas humanizadas precisam ter uma personalidade que as identifique e principalmente se diferencie das demais. 

Esse estilo envolve tom de voz, temáticas a serem abordadas, elementos visuais e a identidade corporativa de forma geral.

  • Deixe o lado engraçado ser visto  

A risada, além de uma característica humana, é uma linguagem universal. Sendo assim, se a marca é humana ela precisa mostrar seu lado engraçado. 

Com as redes sociais isso se tornou mais fácil através dos memes. Use eles quando achar que cabe na sua marca, mas sem exagerar ou fazer com que se torne vulgar e ofensivo.

  • Apresente quem faz o negócio acontecer 

Se o cliente ver a empresa apenas como uma logo, dificilmente vai se sentir próximo a ela. Por isso, apresente  quem está por trás de tudo. 

Mostre a equipe, faça stories mostrando o dia a dia, interaja com um rosto humano de verdade. 

Assim, sua marca se torna cada vez mais presente na vida do cliente não apenas como uma estratégia agressiva de venda, mas sim com memória afetiva de um atendimento próximo e humanizado. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente! 

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia