Blog

A nova indexação mobile do Google: Mobile-first Indexing

Desde os primórdios da internet, o Google se tornou uma gigante. E também referência quando buscamos algum produto ou serviço online. Já está no consenso popular que os resultados que são apresentados na primeira página do mecanismo de busca são os mais confiáveis e certeiros. Por isso sua loja ou empresa tem que estar entre os primeiros.

Como é feita a indexação?

O Google conta com robôs de rastreamento, os Googlebots, que utilizam algoritmos avançados para buscar, nas infinitas páginas da web, alterações em sites existentes, links inativos, novos domínios etc. E, de acordo com diversas variáveis, a plataforma rankeia seu site, podendo ou não estar entre os primeiros das páginas indexadas.

Até pouco tempo atrás essa indexação funcionava especialmente em sites para desktop. Porém, o mundo mudou! Agora a maioria das pesquisas realizadas no Google, algo em torno de 77%, já são feitas de aparelhos móveis (ou mobile): smartphones e tablets. E junto com essa nova era, o buscador está se atualizando também.

A nova indexação mobile do Googl

Por isso, o Google criou o Mobile-First Indexing que, em poucas palavras, é uma forma de indexação que valoriza os sites preparados para o mobile.

– O que isso significa na prática?

Que o buscador agora dá preferência para sites com versão móvel, eles saem à frente. E as versões desktop são consideradas secundárias.

O impacto do Mobile-First Indexing no seu site

O Mobile-First Indexing promete mexer com o posicionamento dos sites nos rankings do Google. Mas calma, não virou bagunça! Como qualquer alteração aplicada pelo Google, essa será parcial e dá tempo de você se organizar e entrar nessa nova onda.

Se o seu site já conta com uma versão mobile e está bem estruturado e com o SEO em dia, não se preocupe: Você mal vai notar a diferença! Agora, se você ainda não se atualizou você pode notar algumas alterações como diminuição do tráfego e queda no ranqueamento.

Como preparar seu site para a nova indexação

Está claro que para continuar no (e extrair o melhor do) mercado digital, você deve oferecer uma experiência mobile para seus clientes. Veja algumas dicas de como proceder para não ser deixado para trás:

Atenção: dar prioridade ao site mobile não significa descuidar da versão desktop.

– Tenha um site responsivo

O que é um site responsivo? Simples, é um site que se adapta à diversos formatos e tamanhos de tela. Dessa forma, seu site será considerado, pelo menos, como mobile-friendly.

– Use AMPs

Accelerated Mobile Pages (AMP) são, em tradução livre, páginas móveis aceleradas. Elas diminuem o tempo de carregamento do seu site e com isso diminuem as taxas de rejeição e aumentam a duração das sessões dos usuários no seu site.

– Aposte no mesmo conteúdo

Não, não é para ficar postando sobre a mesma coisa o tempo todo. A dica aqui é a seguinte: sempre atualize, de forma igual, o site mobile e o desktop. Dessa forma, há maiores chances de ranqueamento, pois não há perda de conteúdo.

– Converse com profissionais

Às vezes, uma ajudinha profissional é tudo o que precisamos para impulsionar o nosso negócio. Por isso, agências digitais são ótimas parceiras para auxiliar no ranqueamento do seu site.

Precisa de ajuda? Conte com a gente.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia