Blog

Arquitetura da informação na criação de sites

Importância da arquitetura da informação no projeto de criação de sites.

arquitetura-da-informacao-na-criacao-de-sites
 

Arquitetura da informação é uma etapa de pré-projeto para criação de sites, portais ou qualquer estrutura digital que ofereça informação e possibilidades de interação com o usuário. A principal característica da A.I. é a preocupação com o usuário, buscando a satisfação subjetiva e conforto. Para tanto, utiliza-se padrões de desenvolvimento de conteúdo para que não existam barreiras entre a busca e o entendimento, para que haja troca de informação clara e eficiente entre o usuário e a interface.

O objetivo de um trabalho de arquitetura da informação é criar as estruturas de organização das informações para que além de compreender e encontrar facilmente as informações que necessita, o usuário desempenhe suas tarefas com facilidade. Para tanto, é necessário definir regras de organização do web site, traçar o modelo de interação com o usuário baseado em experiência e conhecimento do perfil do usuário e análise conotativa das tarefas para buscar o modelo conhecido pelo usuário em outros ambientes. Por fim, o projeto de Arquitetura da Informação documenta as regras de vocabulário controlado, o mapa e fluxo de informações do site e especifica as páginas da web site e seus componentes em rascunhos de tela chamados wireframes.

Arquitetura da informação, SEO, Usabilidade e Acessibilidade

Por mais que sejam estudos diferentes com estratégias e objetivos diferentes, o que estes estudos possuem em comum é a preocupação com a satisfação do usuário e para tanto, há a preocupação com a qualidade do conteúdo, da plataforma que o divulga e da interface que faz a comunicação entre o usuário e o computador. Existe a preocupação com a interação humano-computador e a qualidade de software.

Por isso um estudo de A.I. é interessante em termos de conteúdo para um trabalho de SEO, assim como uma interface bem estruturada para melhor desempenho e performance descritas no fluxo de dados em uma das fases de da A.I. é vantajoso para um estudo de acessibilidade de uma interface, como por exemplo a qualidade e semântica do código. Esta preocupação com a qualidade da navegação e de exibição de informações ajuda a atender requisitos de usabilidade e, portanto, existe sim muitos fatores relacionados entre estas diferentes áreas de conhecimento.

As etapas abaixo descritas sofrem alterações conforme necessidade do projeto. Algumas tecnologias e metodologias podem ser consideradas descartadas caso desnecessárias para alcançar o objetivo do projeto. Na análise inicial e fase de pesquisa serão identificadas as ferramentas e metodologias necessárias.

– Pesquisa

Pesquisar e analisar as informações sobre os usuários, suas necessidades e o seu ambiente para definir o escopo e os requisitos do projeto:

Levantamento da proposta e objetivo do Negócio;

Identificação dos Públicos-alvo;

Requisitos e diretrizes de implementação, inclusive restrições técnicas;

Objetivos do usuário; Experiência do usuário e comportamento atual do projeto;

Informações necessárias a cada etapa de utilização;

Linguagem do usuário.

 

– Concepção

Fase eminentemente criativa com o objetivo de conceber a visão macro da solução:

Definir o sistema de organização;

Definir o sistema de navegação;

Definir o sistema de busca;

Definir o sistema de rotulação.

– Especificação

Detalhar a visão macro da solução em documentos e diagramas que explicam como construir o website:

Sitegrama (documento);

Fluxos de navegação (documento);

Wireframes (documentos);

Vocabulário controlado (documento com regras de rotulação);

Análise heurística (documento).

–  Implementação

Construir o web site conforme especificação e publicá-lo para uso:

Apresentação formal dos documentos das etapas anteriores para a equipe de desenvolvimento;

Validação do desenvolvimento conforme especificações;

Validação final conforme especificações;

Controle de conteúdo junto ao cliente.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia