Blog

As vantagens do serviço de desenvolvimento de sistemas para empresas

Não é raro ver organizações abandonando os chamados softwares de prateleira em prol do desenvolvimento de sistemas para empresas personalizado. Isso significa que mais e mais gestores estão enxergando os benefícios de possuir um software moldado às suas necessidades em vez de comprar uma solução genérica do mercado.

Apesar de parecer, à primeira vista, uma opção mais barata, o software de prateleira não traz diversas vantagens que somente sistemas sob demanda podem oferecer. Se você ainda não sabe quais são elas, separamos abaixo uma lista com os principais benefícios do desenvolvimento de sistemas para que você entenda por que deve contratar esse serviço agora mesmo!

O desenvolvimento de sistemas para empresas reduz custos no longo prazo

Softwares de prateleira contam com inúmeras funcionalidades que buscam atender às demandas de empresas de variados setores. Isso significa que você estará pagando por serviços que, muitas vezes, podem nem ser necessários para o seu negócio.

Para garantir que todas as funcionalidades sejam utilizadas, o desenvolvimento de sistemas personalizado é o caminho certo, afinal, nada será feito fora daquilo que está no escopo do que você precisa. Além disso, os sistemas feitos sob medida garantem mais eficiência aos processos da empresa, e mais eficiência é sinônimo de custos reduzidos.

É moldado de acordo com as suas necessidades

Todo negócio tem características próprias que não são contempladas pelos softwares de prateleira. Essas soluções, por serem genéricas, foram concebidas sem levar em consideração as preferências e necessidades da sua equipe e das suas operações.

O desenvolvimento de sistemas para empresas, pelo contrário, busca analisar os aspectos específicos do seu ramo de negócios, as metodologias de trabalho empregadas, as rotinas de cada área da organização e as preferências de quem efetivamente vai usar o sistema para construir uma solução que seja perfeita para o sucesso da empresa.

Tem um tempo de implementação mais rápido

Com um software personalizado, você não precisará parar as atividades rotineiras da empresa para implementar o novo sistema. Ele poderá ser construído em módulos e ser implementado aos poucos para ir se ajustando aos seus processos, causando um impacto mínimo na rotina da organização.

Sem contar que, dessa maneira, também fica mais fácil realizar ajustes e afinar o sistema para se adequar ao que for mais conveniente para o negócio.

Aumenta o foco no core business da empresa

Você pode até contar com um time de tecnologia da informação, mas por que não utilizá-lo em aspectos mais importantes para seu core business e deixar a construção do software com uma empresa especializada e com expertise no mercado?

Isso garante mais foco nas questões estratégicas do negócio, além de um maior suporte caso alguma coisa dê errado no uso do software.

Gera engajamento do seu time com a solução

De nada adianta investir rios de dinheiro em uma solução se ela não for corretamente utilizada. Por isso, desde o início do projeto, é essencial pensar no engajamento do seu time com o software para que ele realmente desfrute de seus benefícios.

Uma solução personalizada envolve toda a equipe desde os primeiros momentos do seu desenvolvimento para que ela dê sugestões e insights sobre como o sistema deverá ser concebido. Afinal, ninguém melhor para falar dos processos da empresa do que quem os vive diariamente.

Concentra informações e permite o acesso via internet

Um software personalizado não precisa ser um programa pesado que exige uma rede e hardwares robustos. Ele pode ser acessado e utilizado pela internet, reduzindo seus investimentos com infraestrutura de TI.

Além disso, ao concentrar as informações na web, fica mais fácil para você e sua equipe acessar os dados da empresa de qualquer lugar, a qualquer momento, diminuindo os riscos de perder informações cruciais para o negócio.

Manter-se limitado a um software de prateleira pode colocar em risco a saúde financeira do negócio. Por isso, investir no desenvolvimento de sistemas para empresas pode ser o diferencial que seu negócio buscava para alcançar melhores resultados e aumentar os lucros.

E você, conhece outras vantagens dos softwares personalizados? Ficou com alguma dúvida? Utilize os comentários abaixo para compartilhar conosco!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia