Blog

Back-end – saiba o que é!

Back-end saiba oq é

Os websites são divididos em duas partes: o front-end e o back-end. Neste post de hoje, vamos explicar o que é Back-end e para o que ele serve. Iremos abordar posteriormente, qual é o papel dos desenvolvedores web nesse ambiente de back-end.

O backend é basicamente, a programação responsável pelo funcionamento do website ou da aplicação. É como se fosse a casa de máquinas. É o backend que se comunica com o com o banco de dados de um servidor para enviar e buscar informações e dados tanto no sentido: usuário – banco de dados (servidor) – backend quanto no sentido contrário: backend – banco de dados (servidor) – usuário.

Ele é o mecanismo que faz essas buscas dos dados e os entrega ao front-end para serem apresentados ao usuário. O back-end deve ser muito bem estruturado e programado com o intuito de oferecer agilidade na navegação do site para que o mesmo apresente respostas ao usuário sem muita demora. Por isso, o conhecimento do desenvolvimento web neste ambiente é importante para conseguir integrar todas as engrenagens como:

  • as APIs,
  • os sistemas responsáveis pelo gerenciamento do conteúdo do site além do
  • sistema com a regra de negócios e operações.

Linguagens comumente utilizadas no Back-end

Os programadores e desenvolvedores web que trabalham no ambiente backend geralmente utilizam algumas linguagens para fazer a integração entre os sistemas. Domínio das linguagens como:

  • PHP,
  • SQL – para o gerenciamento do banco de dados,
  • Kotlin – alternativa do Java com suporte para Android,
  • Elixir e Phoenix – excelente para apps que precisam processar muitas conexões simultaneamente como os de bate-papo,
  • GraphQL – forma mais moderna de se construir APIs. Facilita o carregamento e processamento de dados e especifica quais dados serão recuperados da API.

… são importantes para o bom funcionamento do website.

Assim, aqui na Agência R8, contamos com uma equipe de desenvolvimento web especializada para fazer o website rodar de forma suave. Afinal, Resultado e Relacionamento é o nosso lema e queremos proporcionar aos clientes mais um canal de relacionamento com o seu público alvo. Orquestramos uma estratégia de marketing digital completa. Vem trocar uma ideia com a gente!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia