Blog

Captação de Leads: como fazer?

Primeiramente é necessário entender: o que são os leads? Leads são pessoas da sua audiência que consomem seus conteúdos e têm interesse em comprar da sua empresa. Para realizar a captação desse potencial cliente do seu negócio, utilizamos no marketing digital, estratégias de Inbound marketing afim de criar um relacionamento com a audiência. Nesse processo, além de construir a imagem de referência no segmento da sua empresa/marca, você pode  influenciar na decisão de compra do seu público. Além disso, com práticas de inbound marketing, seu conteúdo estará segmentado e mais focado no seu público alvo. Isso faz com que os leads captados sejam, de certa forma, qualificados.

Funil de vendas:

Para que a captação de leads seja bem-sucedida e gere vendas,  é necessário realizar de forma bem completa o funil de vendas do seu produto. O funil de vendas é um modelo teórico, cujas etapas variam conforme a realidade de cada empresa e, que geralmente é dividido em 3 partes: topo, meio e fundo de funil. No TOPO DO FUNIL é a fase de atração dos potencial clientes e o momento em que você deve gerar os leads – leads no topo do funil estão “frios”. A partir do  MEIO DO FUNIL, que conta com a chance de converter o interesse em oportunidade de venda, dizemos que estamos “aquecendo o lead” para, no FINAL DO FUNIL, com o lead “aquecido” converter a compra.

Nutrir leads:

Uma vez que sua estratégia tenha funcionado para converter uma compra do seu agora cliente, é necessário criar um relacionamento como mesmo e realizar passos para que ele não abandone sua empresa/negócio. Significa que, a partir do momento em que ele demonstrou interesse pelo seu produto, seu cadastro seja incluído em uma estratégia de envio de publicações que:

  • sejam úteis;
  • o eduque sobre o seu produto;
  • seja relevante para sanar as dores.

O pós venda é muito importante nesse sentido pois é o primeiro contato com a marca que o cliente terá. É nesse momento que você deve interagir com esse cliente oferecendo-lhe conteúdo relevante sobre:

  • suporte do seu produto;
  • pautas que sejam interessantes para que ele resolva com o seu produto um problema que ele pode vir a ter;

Ferramentas de automação de marketing:

Também vale ressaltar que existem no mercado várias ferramentas que auxiliam nesse momento do relacionamento, mensuração e controle dos leads. Ferramentas como RD Station, por exemplo, permitem que você conheça de onde vieram seus leads e ainda gerencie campanhas de anúncios, e-mail marketing além de gerar relatórios com métricas importantes de serem observadas para verificar se sua estratégia está funcionando.

Em suma, o marketing digital dispõe de várias técnicas que podem ser implementadas para aumentar as vendas da sua empresa/marca. Você já se utilizou de alguma dessas técnicas no seu negócio? Qual foi o resultado?

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia