Blog

Cenário digital: o que o mercado aprendeu em 2016?

Há bons anos são os avanços tecnológicos que ditam o ritmo do mercado. Desde a automatização dos processos produtivos, passando pela forma como pessoas e empresas se relacionam, até o modo como nós, consumidores, decidimos nossas compras.

A Internet está cada vez mais presente em todos os momentos da nossa vida, seja como pessoas físicas e jurídicas. E a única forma de os tomadores de decisão garantirem o sucesso de suas empresas no mercado, independente do setor ou porte de seus negócios, é construindo uma consistente presença no ambiente online.

Entra em cena o marketing digital, que se renova e transforma a cada ano, se consolidando como uma das estratégias mais importantes do composto de marketing das empresas. Com a constante evolução (e revolução) no ambiente digital, quem não acompanha as tendências e melhores práticas em marketing digital rapidamente fica para trás.

Por isso, reunimos neste artigo o que rolou de mais relevante no cenário digital e como essas tendências colaboraram com o fortalecimento de marcas na web. Fique ligado!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo foi um dos principais destaques de 2015 e sua relevância foi reforçada no cenário digital em 2016.

Para entregar a relevância esperada pelos consumidores, empresas aumentaram seus investimentos em produção de conteúdo qualificado que provoca engajamento do público, educa futuros consumidores e aumenta o tráfego orgânico para os canais da empresa.

A confiança dos clientes não é mais conquistada por meio de publicidades tradicionais no horário nobre, e sim com a geração de conteúdos que agreguem valor ao dia a dia das pessoas.

Quem ainda não entendeu a importância do conteúdo na construção de uma marca forte e confiável, terá que correr atrás do prejuízo em 2017.

Publicidade nativa

Na mesma linha do marketing de conteúdo, a publicidade nativa ganhou grande destaque em 2016 com a premissa de entregar conteúdo relevante e segmentado ao público.

Como o consumidor moderno é cada vez menos sensível à publicidade invasiva e o próprio Google passou a bloquear anúncios em Flash em seu navegador Chrome, o caminho mais assertivo para a publicidade online deixou de ser os tradicionais banners.

A publicidade nativa atrai a atenção do consumidor ao oferecer conteúdo relevante no formato de publi reportagens enquanto ele navega na web.

Comunicação personalizada

Se a publicidade tradicional não surte mais o mesmo efeito de antigamente, a mesma regra vale para aquela comunicação massificada que tenta falar com todo mundo e acaba não falando com ninguém!

Segmentação de público e comunicação personalizada foram palavras de ordem em 2016 e o Big Data é o grande responsável por essa revolução.

Graças à alta capacidade das soluções tecnológicas em captar, organizar e analisar informações sobre os consumidores, as empresas são capazes de desenvolver ações de comunicação cada vez mais personalizadas e que entregam exatamente o que cada cliente procura.

Quanto mais refinada a personalização, maiores as chances de conseguir resposta do público.

Responsividade em alta

Em 2016, os smartphones se tornaram o dispositivo número um dos brasileiros para acessar à Internet. Ou seja, há mais pessoas conectadas à web pelo celular do que pelo computador. Isso quer dizer que as empresas que ainda não adaptaram seus canais para o mobile marketing estão perdendo muitas oportunidades de fortalecimento da marca no cenário digital.

Sites responsivos deixaram de ser uma opção e se tornaram uma verdadeira necessidade em 2016. Oferecer aos usuários a melhor experiência possível independentemente do tamanho de tela que estão usando na navegação é regra básica para ter sucesso.

Vídeos e transmissões ao vivo

Os vídeos continuam sendo um formato de comunicação muito eficiente para transmitir as mensagens-chave das empresas.

Em 2016, as transmissões ao vivo ganharam força com o Periscope, as transmissões ao vivo do Facebook e do YouTube. Esse recurso ajuda a atrair views, engajamento e é uma excelente ferramenta para divulgar eventos e bastidores das organizações.

E como os avanços não param de surgir no cenário digital, cabe ao profissional de marketing estar constantemente atualizado para identificar as melhores oportunidades para cada empresa.

Siga a R8 nas redes sociais e fique por dentro das principais tendências e melhores práticas em marketing digital!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia