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Como desenvolver um e-commerce B2B?

B2B (Business to Business) é um tipo de loja virtual que realiza negócios entre empresas, por exemplo, atacadista vendendo para varejista ou fabricantes vendendo para distribuidores.

Operações comerciais entre empresas são distintas das operações realizadas entre estabelecimento e consumidor. Políticas comerciais, formas de pagamento, navegabilidade no site e a plataforma são alguns fatores que distinguem um e-commerce B2B e B2C.

Principais características de um B2B:

  • Mais canais de vendas – revendedores, distribuidores, representantes
  • Grande volume de dados sensíveis da empresa
  • Relacionamento definido por um contrato, termos e condições
  • Compras baseadas em limites de créditos mantidos entre as partes
  • Preços/promoções específicos para cada segmento de empresa
  • Sistemas “back-end” complexos
  • Integração com sistema ERP
  • Alto volume de itens por pedido
  • Formas de pagamento diferenciadas

Como desenvolver um B2B?

Para desenvolver um e-commerce é necessário um planejamento que leve em consideração:

  • Análise de Mercado
  • Estratégia do negócio
  • Viabilidade financeira
  • Definição da área de atuação
  • Infraestrutura
  • Integrações de Backoffice, CRM e ERP
  • Desenvolvimento do site
  • Marketing Digital
  • Serviços financeiros
  • Análises de riscos e fraudes
  • Gestão de conteúdo
  • Gestão e logística
  • Canais de divulgação, venda e relacionamento

Se você já possui um negócio e quer expandir no mundo online, o planejamento é mais fácil, afinal uma marca já existente e estabelecida, possui um plano de negócios, sendo necessário apenas revisá-lo e adaptá-lo, considerando as variáveis do mundo digital.

Assim como em uma loja física é necessário escolher fornecedores, parceiros, provedores de plataformas e infraestrutura, desenvolvedores de websites, campanhas de marketing, etc.

Para empreender no ambiente virtual é necessário escolher a plataforma ideal. Existem 3 tipos de soluções para e-commerce:

  • Plataformas open source –  de código aberto e gratuito.
  • Plataformas híbridas – o código open source é customizado para o cliente.
  • Plataformas proprietárias – de código próprio, pertencente à empresa que disponibilidade o serviço para o funcionamento da loja virtual.

Apesar da plataforma open source ser mais acessível e gratuita, é necessário a customização, a manutenção da segurança do código e isso pode pesar na hora de manter o negócio no ar. É o típico barato que sai caro.

As plataformas híbridas e proprietárias oferecem opções personalizadas, suporte de instabilidade do sistema e segurança. Para a escolha da melhor opção de plataforma é preciso levar em consideração que a loja virtual não possui limites geográficos e, por isso deve contratar uma plataforma que atenda suas necessidades hoje e daqui a pelo menos cinco anos. Afinal, toda troca de plataforma é complicada tanto para sua empresa quanto para seus clientes.

Independente da plataforma escolhida é necessário fazer a integração dos sistemas de gestão de estoque, gestão financeira, contabilidade, emissor de notas fiscais. Todos os processos são o chamado Back Office do e-commerce. Geralmente, ele não está incluso na plataforma de e-commerce, devendo ser adquiridos de uma empresa especializada. ERP e CRM são dois tipos de solução para integração e gerenciamento de informações.

A página deve ser desenvolvida para evidenciar a marca e tornar a experiência dos visitantes atrativa e agradável, com uma navegação fluida, funcional e responsiva. Além disso, preze pela segurança e pelo relacionamento com seu cliente.

Então, planeje bem seu e-commerce, escolha a melhor plataforma, desenvolva um site atraente e responsivo, anuncie seus produtos/serviços, faça a gestão do seu negócio de forma eficiente.

Desenvolver um e-commerce envolve o processo de desenvolvimento, marketing, vendas, entrega, atendimento e pagamento dos produtos e serviços negociados com os clientes.

Se você quer começar seu negócio B2B e não sabe como, procure a Agência R8.

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