Blog

Como educar seu cliente

Como educar seu Cliente.

O Marketing de hoje nos mostra que o público está bem diferente de 10 anos atrás, logo as estratégias de costume e o que aprendemos nesse período mudou.

Aquela técnica básica dos 4 P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça e Propaganda) já não se aplica mais. As pessoas ficaram mais exigentes, possuem maior independência de compra e junto com isso têm menos tempo para si mesmas.

Daí surgiu o tão famoso Marketing de Conteúdo, a fim de educar o seu cliente. De “limpar seu paladar” e fazer com que ele se sinta atraído de forma positiva e confiante.

Mas como fazer isso? Como educar meu cliente de forma que ele confie e se sinta seguro?

Com a rapidez de dissipação de informação, além dos inúmeros conteúdos que a internet nos entrega é preciso ser ágil e primeiramente descobrir o que o seu cliente quer.

A partir disso você precisa solucionar o problema dele. Não com vendas, e sim com conteúdo.

Conteúdo esse que resolva o problema dele:

Seja um artigo de como é importante hidratar a pele e dicas para realizar isso, ou em como comprar um carro certo nos tempos de crise. É importante saber o problema do seu cliente, e dar a informação que ele deseja.

O produto que ele quer ele vai encontrar em qualquer lugar, mas a solução que ele precisa é você quem tem que passar.

E é aí que você Educa o seu cliente.

Você ensina, passa informações relevantes, entende o real problema e começa a criar um laço, uma troca. E assim ele passa a confiar em você. O seu conteúdo deve envolver, educar e fidelizar seus clientes.

A estratégia deve ser delicada e bem pensada. Uma má interpretação pode trazer o efeito contrário que você deseja.

Por isso, esteja certo que aquele conteúdo (seja um e-book, um vídeo, um infográfico) vá ajudar aquela pessoa de fato.

Ok. Até aqui tudo bem. Com essas dicas você já consegue educar seu cliente.

Mas como colocar em prática, de fato?

Saindo na frente:

Apesar de ser um assunto muito comentado, nem todas empresas realizam esse tipo de tratamento com o cliente, ou realizam de forma errônea.  Por isso, se você se preparar bem, pode sair na frente e conseguir virar referência no assunto.

Mostre seu diferencial:

O que sua empresa tem que as outras não? MOSTRE!  Que seja uma consultoria do seu serviços, ou dicas relevantes. Mostre que além de um produto, sua empresa quer ajudar o seu cliente.

Aumente o número de visitantes:

As pessoas se interessam muito mais por conteúdo em si do que pelo produto de fato. Um conteúdo bacana faz com que ela volte e interaja mais na sua página. Com bom conteúdo, você tras clientes qualificados, gera autoridade e vira referência no assunto.

Pós venda:

Educar seu cliente é algo contínuo. Depois de efetuada a venda é preciso continuar atraindo seu público. Como? Continuando a propagar bom conteúdo. Não deixe que ele esqueça de você, mas também não fique pegando no pé. Quando ele precisar dos seus serviços, ele já vai ter quem procurar!


Educar o cliente hoje em dia, é algo tão importante quando educar seus filhos. Se feito de uma boa maneira, você colhe bons frutos no futuro e ainda fica todo orgulhoso de si mesmo pela bela obra que construiu!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia