Blog

Como fazer um posicionamento de marca correto?

O posicionamento de marca é, em linhas gerais, o lugar que sua companhia ocupa na mente de seu consumidor. A forma como sua marca é vista pelo seu cliente é de suma importância para a competitividade da empresa.

Vale dizer que a maneira como você se posiciona no mercado não será eficiente, caso seja diferente de como o público enxerga o seu negócio. Por exemplo, não adianta afirmar ser o maior varejista de moda pluz size de seu estado, se o consumidor não acreditar nisso. Dito isso, construímos um passo a passo para ajudar você nessa etapa!

Estabeleça uma proposta de valor

Nessa fase, o objetivo é diferenciar seu negócio da concorrência e mostrar ao seu público um motivo para comprar o seu produto.

Para criar uma proposta única de valor, aposte em evidenciar uma história ou um aspecto de seu produto ou empresa. O que faz de seu negócio especial? O que seu produto tem que os outros não têm?

Construa uma identidade

Para gerar valor à sua marca, não basta alinhá-la às estratégias, é preciso definir uma identidade visual e cultural. Ou seja, a imagem da marca deve estar em harmonia com o conceito e os valores da empresa.

Na identidade visual, entram aspectos como design e layout da marca. Por meio desse visual que o consumidor consegue identificar e diferenciar um produto de outro. Por isso, é necessário se dedicar ao máximo à sua elaboração.

Essa etapa pode não ser tão simples, então, conte com o apoio de especialistas. Uma agência auxilia bastante nesse processo, pois conhece as necessidades da empresa e o caminho para a construção de uma identidade, traçando estratégias com objetivos bem definidos e de fácil acompanhamento.

Produza um conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo para internet é um fator de diferenciação poderoso, pois você poderá, por meio de informações postadas, reforçar a posição que almeja ocupar no mercado.

Para se tornar referência em determinado assunto, é preciso que sua estratégia de conteúdo esteja pautada em matérias que sejam relevantes ao seu público. Se sua empresa vende panelas com o teflon mais resistente do mercado, você poderá postar conteúdos com dicas de culinária utilizando esses produtos e destacando seu diferencial, por exemplo.

Entregue uma experiência diferenciada

Em um mundo de concorrência acirrada e vendas em massa, a personalização é um diferencial.

Faz parte do posicionamento se mostrar como uma empresa que preza os mínimos detalhes e trata cada cliente como único. Pode ser uma embalagem especial diferenciada para homens e mulheres, uma carta de agradecimento com o nome do cliente (em caso de compras pela internet), um e-mail de desconto após a primeira compra, um brinde — as possibilidades são infinitas.

O processo de posicionamento de marca não é simples, requer estudo do mercado e do consumidor e a análise da própria empresa. O objetivo de ocupar um local de destaque na mente do público-alvo precisa contemplar estratégias de criação de valor e desenvolvimento de identidade visual sempre voltadas para diferenciação de sua oferta.

Por fim, para um bom posicionamento, é mandatório estar alinhado ao que o cliente pensa de sua empresa, do contrário todos os esforços serão em vão.

Se você gostou deste texto sobre posicionamento de marca, então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Google Plus!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia