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Como preparar o seu e-commerce para o final do ano

Com a pandemia, consumidores buscam outras alternativas para fazer compras na Black Friday e Natal.  

Quem já vendeu na Black Friday sabe como a data é promissora, tanto na última sexta-feira de novembro, como também para aquecer as vendas para o Natal. Muitas pessoas inclusive, aproveitam os descontos para garantir os presentes do final do ano. 

Em 2019, segundo dados da Ebit Nielsen, o varejo brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões, considerando apenas a quinta e sexta-feira. E, com as novas formas de consumo devido a pandemia da Covid-19, esses números tendem a crescer em 2020. 

Se você é novo no mundo do e-commerce ou nunca se empenhou nas vendas virtuais nessa época do ano, continue com a gente, pois este artigo vai te ajudar a se preparar.

O planejamento começa agora

 Imagem reprodução: setting.com.br 

Mesmo que pouco mais de um mês pareça muito tempo, se você quer estar à frente dos seus concorrentes, é preciso planejamento. Ele é o fator mais importante nesse momento e deve englobar todas as estratégias que serão usadas.

Você precisa fazer um check list e inserir aspectos principais, como: de que maneira serão aplicadas suas ofertas (desconto ou frete grátis), verificar o seu estoque, seus fornecedores, sua equipe para atendimento, quais produtos entrarão em promoção, sua logística, prazo de entrega, marketing e análise de concorrentes. 

Entre na sua plataforma como um cliente

É hora de você ver a sua plataforma com outros olhos. Saia do login de administrador e entre como se fosse fazer uma compra. 

Analise o tempo de resposta da página, confira se os caminhos para finalizar a compra são intuitivos, quantas formas de pagamento são oferecidas.

Mesmo que o que mais chame a atenção do possível cliente nesse momento seja o preço, uma plataforma lenta ou que tenha muitas barreiras, pode fazer com que o cliente desista e passe para o próximo site com preço parecido com o seu. 

Se for necessário, faça um upgrade. É um investimento que faz toda diferença nessa época, e que também será aproveitado nos demais dias. 


Não conte com a sorte. Anuncie! 

 Imagem reprodução: unama.br

Na semana da Black Friday até o Natal, o que não faltará são anúncios com todo o tipo de preço e, mesmo que você já tenha clientes fiéis, eles também serão bombardeados por esses anúncios. 

Pensando nisso, é importante você investir em marketing. Analise quais canais de vendas o seu público se encontra e invista nele. Facebook, Instagram, Google Ads, Marketplace e até o WhatsApp podem se tornar seus aliados nesse momento. Mas, como estamos falando desde o começo, é necessário planejamento para não sair atirando para todo lado e acabar não tendo resultados. 

Uma boa estratégia é utilizar de campanhas dentro do próprio site. Se for possível, invista em banners laterais, tarjas e lugares que tenham destaque. Pois, o cliente pode entrar direto em uma categoria ou produto e nem ficar sabendo das outras promoções do site.

Esteja alinhado com a equipe

Literalmente tudo pode acontecer durante a grande movimentação do final do ano. Por isso, é importante que você e sua equipe estejam alinhados para qualquer imprevisto. 

Atendimento ao cliente tem que estar disponível para dúvidas, suporte e alterações. O site pode precisar de alguma manutenção de emergência e, se tudo isso não tiver muito bem alinhado com toda a equipe, você pode, além de perder vendas, perder credibilidade.

Mantenha os pés no chão

Por último, mas não menos importante: tome decisões assertivas e que serão boas para o seu negócio. De nada adianta querer bater todas as promoções, ter o menor preço do mercado, mas sair no prejuízo. 

O planejamento deve ser principalmente neste ponto. Às vezes é melhor perder algumas vendas do que deixar se levar pelo calor do momento e deixar sua saúde financeira ir por água abaixo. 

Esperamos que dê tudo certo e suas vendas do final de ano sejam um grande sucesso.  

Lembrando que, se precisar de planejamento de marketing ou upgrades em sites, entre em contato com a gente!

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