Blog

Confira 6 melhores práticas para um planejamento estratégico de vendas eficiente

Como empreendedor, você sabe que seu negócio tem a venda como a principal ferramenta de captação de recursos, capaz de manter a sobrevivência e a competitividade da empresa em um mercado tão acirrado, correto?

Tendo isso em vista, é imprescindível que exista um planejamento estratégico de vendas que envolva conceitos de captação de clientes, treinamento de colaboradores, qualidade de atendimento e até mesmo sistemas promocionais.

Continue a leitura do artigo para conferir algumas das melhores práticas para realizar um planejamento estratégico de vendas eficiente para o seu negócio!

1. Faça uma análise consistente de informações

Para fazer uma análise consistente de informações, a ajuda da tecnologia é sempre bem-vinda. Atualmente, é possível contar com sistemas inteligentes de gestão empresarial, capazes de organizar e automatizar diversas tarefas, reunindo dados relevantes, além de emitirem relatórios detalhados para melhorar a tomada de decisões.

Independentemente de como você gerencia suas informações, para realizar um bom planejamento estratégico de vendas, é importante fazer um levantamento das seguintes informações:

  • quanto (em valores) foi vendido;
  • quais são os itens (produtos ou serviços) mais vendidos;
  • quais são os clientes prospectados;
  • quantos clientes foram retidos;
  • quantos clientes foram perdidos;
  • qual é o ticket-médio de seus clientes;
  • quais clientes são mais rentáveis;
  • quais produtos são mais rentáveis para o negócio.

Além disso, é necessário ter conhecimento a respeito dos períodos sazonais, entre outras características que afetam o desempenho de seu negócio diante do mercado, como por exemplo, a previsão de crescimento da economia, câmbio, taxas de juros e quaisquer eventos que possam influenciar seu índice de vendas.

Por fim, você deve saber quanto o seu negócio custa mensalmente para se manter. Assim, é possível saber o valor que você precisa faturar para pagar suas despesas e, é claro, obter lucro.

2. Projete cenários futuros para prever suas vendas

Após coletar dados consistentes, é o momento de usá-los para projetar cenários futuros e prever o índice de vendas da empresa. Assim, é possível identificar se ocorrerão aumentos, diminuições ou até mesmo estagnações.

Comumente, três cenários são definidos: o realista, o pessimista e o otimista. Uma forma eficiente de alcançar uma previsão de vendas coerente é aplicando o percentual de queda, ou de crescimento sobre as vendas do mesmo período do ano anterior.

Com base nessas informações, você deve projetar a sua pretensão de resultados no período que seu planejamento estratégico de vendas abrange, sempre considerando o ponto de equilíbrio, para saber se haverá lucro ou prejuízo.

3. Estipule metas

Após projetar cenários futuros para as vendas de sua empresa, é a hora de definir os objetivos e estipular metas para o negócio atingir, mediante o desempenho de cada produto ou serviço. Uma ideia interessante é, ao longo do ano, dividir o seu objetivo em metais mensais, trimestrais e semestrais. Posteriormente, delegue metas pessoais para cada vendedor, de acordo com o seu desempenho, estilo de venda e segmento de atuação.

4. Remaneje seus recursos

Seu empreendimento está equipado o suficiente para continuar avançando, mesmo com um cenário econômico delicado como o atual? Considere remanejar seus recursos e investir em:

  • equipamentos para integrar mobilidade ao negócio como smartphones, tablets, computadores, entre outros;
  • treinamentos e qualificações para seus vendedores;
  • materiais de divulgação;
  • ações e campanhas de marketing digital.

É preciso estar preparado para colocar o seu planejamento estratégico de vendas em ação com todos os recursos que a empresa puder contar.

5. Implemente seu novo plano de vendas

Reúna sua equipe e apresente o seu novo planejamento de vendas, mostrando as estratégias de prospecção, cronogramas, materiais de apoio e todos os aspectos relevantes para que a empresa cresça nos próximos meses. Vale lembrar que, para evitar exposição, as metas de cada membro da equipe devem ser tratadas em particular.

6. Gerencie suas estratégias

Agora que está tudo pronto e seu plano está em andamento, não deixe de gerenciar os resultados mensalmente, a fim de tomar as medidas que forem necessárias para manter um bom desempenho. Passe feedbacks para a equipe, corrija erros e, se necessário, pense em novas ações para implementar em seu planejamento estratégico de vendas.

Gostou do conteúdo sobre as melhores práticas para um planejamento estratégico de vendas eficiente? Confira também a importância de um planejamento estratégico digital e saiba como fazer!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia