Criação de Logos

O logotipo é, literalmente, a assinatura de uma empresa, pois é ele que traduz visualmente a personalidade de uma marca e facilita a identificação do público. Os logotipos são importantes tanto de maneira estética, como também para uma rápida associação com a marca, mesmo que no logotipo não contenha o nome da marca, o consumidor acaba rapidamente associando a Marca ao logotipo.

Portanto, o logotipo se caracteriza pelo fato de representar uma marca graficamente, geralmente por meios de desenhos e estarem inseridos nos produtos e serviços de empresas.

Como sabemos, o mercado é bastante concorrido e um logotipo bem produzido faz com que o negócio se destaque e transmita profissionalismo e credibilidade. São eles que futuramente irão servir de marketing de empreendimento, ou seja, desenvolver um bom logotipo que seja de fácil memorização, e não contenham muitos elementos gráficos, para que sejam mais fielmente reproduzidos é de extrema importância para qualquer marca.

Pesquisas apontam que metades das empresas costumam falhar em seu primeiro ano no mercado. Comumente citada por especialistas de marketing, uma destas falhas é a falta de profissionalismo na divulgação da marca. Como o fluxo de caixa inicial geralmente é pouco, muitas as pequenas empresas adiam a criação de um logotipo e materiais de marketing profissional. Porém ignoram a possibilidade que, alguns possíveis clientes farão o primeiro contato através de um cartão de visita por exemplo.

Entenda os ricos de fazer um logotipo com quem não é especialista no ramo:

  • Sua empresa parecerá instável: Se você começa uma empresa com uma determinada criação de marca e muda alguns meses mais tarde para um novo logotipo totalmente diferente e, em seguida, talvez um ano depois venha fazê-lo mais uma vez criará confusão para os clientes.

  • Seu negócio parecerá amador: Usando materiais que não são projetados profissionalmente faz com que seu negócio e a visão profissional dele, indicando que você não pode executar ou cumprir as normas exigidas ou que não investe em seu próprio negócio, causando desconfiança.

  • Credibilidade: Os clientes terão a impressão de que você não se importa com a maneira como seu negócio se apresenta, o que indica que não há preocupação com a qualidade do seu trabalho ou a maneira como este se reflete sobre seus negócios.
  • Não investir em um logo pode resultar na diminuição do volume de negócios da sua empresa. Grandes corporações possuem uma marca que muitas vezes vale mais que seu patrimônio. A marca Coca-Cola, por exemplo, em 2007, valia US$ 65.234 bilhões. O logo serve para realizar a tradução de conceitos tão subjetivos, em algo visualmente concreto e de fácil entendimento, tudo é cuidadosamente pensado. A combinação das cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone.