Blog

Criptografia: saiba o que é e sua utilidade

Criptografia: saiba o que é e sua utilidade.img

A criptografia nada mais é, explicando com poucas palavras, uma chave de segurança que embaralha todas as informações trocadas entre dois pontos. Sendo assim, a criptografia possibilita a segurança na troca de dados entre dois pontos. Isto faz com que, nem mesmo o servidor por onde possa passar a informação, consiga decifrá-la, já que não possui a chave de segurança. É isso que acontece no Whatsapp, por exemplo.

Criptografar as informações na internet se tornou algo indispensável. Atualmente, não sabemos onde ou quem pode estar no meio de uma conexão e por isso usamos a criptografia para dispensar a necessidade de confiança total na rede.

90% do tempo de navegação do brasileiro é feito em sites criptografados segundo dados do Google. Tal medida de segurança é usada para proteger os dados nas atividades desenvolvidas por vários serviços. A criptografia então, resolve 3 problemas ao mesmo tempo. São esses:

1 – Impede que sejam feitos “grampos” ou espionagem

Como os dados trafegam em código, somente aqueles que possuem a chave para a decodificação conseguem decifrar as informações embaralhadas. Nem mesmo quem controla o canal por onde passam os dados tem acesso a essa chave.

2 – Detecta informações adulteradas

Caso ocorra alterações nos dados, a mensagem não será decifrada de maneira correta. É possível, então, reconhecer quando alguma conexão tenha sofrido interferência, seja intencional (devido a um ataque) ou acidental (erros da rede).

3 – Identificar as partes de uma comunicação

Quando um site usa criptografia, isso informa ao seu browser que você está conectado ao site verdadeiro do endereço acessado. Uma pessoa não consegue se passar por outra sem “roubar” a chave de criptografia que embaralha o conteúdo das mensagens. Por isso que quando um de seus contatos no whatsapp, por exemplo, troca de aparelho celular ou reinstala o aplicativo você recebe uma mensagem informando que o código de segurança foi alterado. Mas pode ser que a conta do WhatsApp dele tenha sido roubada. Esta é uma maneira de alertar a todos os contatos dessa pessoa que algo pode ter acontecido. Como o criminoso não tem a chave original, ele é obrigado a cadastrar uma chave nova, alertando todos os contatos sobre esse acontecimento.

Quer dar um boost na segurança do seu site? Fale com a gente! Visite sempre nosso blog para ficar por dentro de mais informações como essa.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia