Blog

Dropshipping: O que é e como funciona?

De forma bem simplificada, dropshipping é uma técnica que deixa a entrega e o estoque dos produtos por conta de outra empresa. Geralmente essa prática acontece em lojas online, que segue o seguinte processo:

  1. O cliente acessa sua loja virtual e realiza uma compra.
  2. Sua loja recebe a ordem de venda e passa essa informação para seu parceiro dropshipping.
  3. Seu parceiro separa e envia a encomenda diretamente para o seu cliente em seu nome.

Por que usar o dropshipping?

Com esse tipo de negócio é possível vender sem a necessidade de ter um local físico para armazenamento dos produtos. Por esse motivo, o investimento é menor, sendo possível criar um e-commerce sem a necessidade de investir na compra de produtos para garantir o estoque.

Com um negócio de dropshipping, sua loja pode oferecer uma grande variedade de produtos, basta ter fornecedores com produtos disponíveis para que você possa colocar à venda. Além disso, caso suas vendas aumentem, o maior trabalho será dos seus fornecedores, enquanto seu negócio cresce com menos recursos financeiros e operacionais.

Fique ligado!

É importante ficar atento com o processo de logística. Apesar do armazenamento e o envio de mercadorias ser feito por um fornecedor, a falta do controle do estoque, o valor e o tempo do frete pode prejudicar o processo de compra do seu cliente.

Apesar da facilidade em começar um negócio online, o maior desafio é se destacar da concorrência. Além da concorrência ser grande, a margem de lucro é baixa (em torno de 20%). 

Diferente do que se pensa, dropshipping é legal dentro e fora do Brasil. Na prática, ele é um serviço de intermediação de negócios, mas para isso deve-se estar atento às regras de importação e exportação de cada país. Afinal, comercializar produtos proibidos (no Brasil, conforme exposto no site da Receita Federal) e deixar de pagar impostos é ilegal. Em ambos os casos são considerados crimes previsto em lei, com pena de reclusão de 1 a 4 anos no caso de descaminho fiscal, e perdimento da mercadoria, no caso de importação de produtos ilegais.

Se você está pensando em abrir uma loja virtual e querendo começar como um negócio de dropshipping é necessário saber escolher bem seus fornecedores. Não é apenas uma questão de melhor valor para revenda, então, pesquise a reputação do seu possível fornecedor e suas políticas de entrega, troca e pagamentos. Afinal, o fornecedor é invisível para o seu cliente, e em caso de qualquer problema é a sua marca que está em jogo.

Agora, se você está querendo começar a desenvolver seu e-commerce e ainda tem dúvidas sobre como começar, como divulgar sua marca, quais os melhores meios de pagamentos e como criar sua página, fale conosco.

Se você precisa desenvolver um site, aplicativo, criar a identidade visual da sua empresa, gerenciar as mídias sociais, hospedar sua página, criar uma campanha publicitária, assessoria online… então, conheça a Agência de Marketing 360º de Uberlândia. Conheça a Agência R8.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia