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E-mail marketing: teste A/B para aumentar suas conversões

Uso correto do Teste A/B para aumentar suas vendas no e-mail marketing

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O uso do e-mail marketing nas estratégias digitais vem ganhando ainda mais espaços nos últimos tempos, tendo o e-mail como um dos principais canais para a divulgação e relacionamento entre empresas e consumidores. Ações promocionais tiveram mais forças com a adoção do e-mail marketing nas estratégias das organizações na internet, sendo um veículo ideal para se chegar até o público-alvo. Porém, ao mesmo tempo em que esta ferramenta se populariza, o mau uso dela e a falta de planejamento podem trazer malefícios para o seu negócio, no momento em que ele tem impacto nas vendas e no branding da empresa.

Uma das formas para identificar a eficiência de suas campanhas de e-mail marketing, é o teste de retorno da campanha, tão conhecido como Teste A/B, que tem como objetivo comparar variáveis em uma amostra do banco de dados. Em sua grande parte, o assunto do e-mail disparado é a variável mais testada, pois, com isso poderá identificar quais assuntos mais chamam a atenção de seus usuários e te dará insights para novas campanhas mais eficientes no e-mail marketing.

Nas etapas para a conversão em vendas, a abertura do e-mail é a primeira feita pelos seus futuros cliente, pois, ele precisará abrir o e-mail para ter acesso ao conteúdo do mesmo. Cada segmento onde uma empresa atua tem as suas peculiaridades, por isso, fazer os Testes A/B com diferentes assuntos de seu segmento é bastante importante para que você chegue a conclusões precisas dos melhores assuntos que atraem os usuários ao clique.

Fazer um bom planejamento é fundamental antes de começar a fazer o Teste A/B, além de uma ferramenta que permita criar, gerenciar e analisar todos os resultados obtidos. Dentro de seu planejamento estratégico, você pode desenvolver um plano de ação como o exemplo abaixo:

– O que irei testar?

– Como serão analisados os resultados?

– Qual o resultado esperado?

– Qual seria uma amostra significativa?

Os Testes A/B poderão ser realizados por uma equipe que é responsável pela produção do e-mail marketing. Mas o planejamento dos seus resultados e a análise precisa ser feita por pessoas especializadas. Pessoas com mais sensibilidade no desenvolvimento de comunicação, com capacidade de extrair informações relevantes dos resultados obtidos nos Testes A/B.

Em um planejamento, o ideal é não testar diversas variáveis ao mesmo tempo, caso contrário, não poderá saber qual dessas variáveis teve real impacto. É importante deixar um tempo para que os resultados dos testes A/B sejam significativos. Um período de 24 horas é indicado para ter resultados reais.

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