Blog

Entenda as Etapas do Funil de Vendas

O funil de vendas acompanha o cliente em todas as etapas de interação com a sua empresa, desde o primeiro contato até a conclusão do negócio. Por esse motivo, ele é representado pela figura de um funil, sendo possível destacar 3 etapas diferentes por onde passam os consumidores durante a jornada de compra.

Etapas do Funil de Vendas

O funil de vendas está diretamente relacionado com as fases da jornada de um cliente e é dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo de funil.

Topo de funil: Aprendizado e descoberta

O topo de funil ou ToFu, é a fase de atração de visitantes. Esta é a primeira experiência que o usuário vai ter com sua empresa. Nesse momento, seus clientes potenciais têm um problema específico e estão pesquisando e aprendendo sobre ele.

Pensando em uma estratégia de marketing digital, esse visitante será atraído a partir da oferta de um conteúdo relevante, de modo que você seja descoberto como solução para um problema. Tal conteúdo pode incluir e-books, postagens em blogs, vídeos e até mesmo testes.

Meio de funil: Consideração e intenção

Aqui seu lead é um potencial cliente que sabe o que precisa, mas que ainda tem dúvidas sobre a aquisição do produto ou serviço. Esse é o momento de se posicionar exaltando seus diferenciais frente à concorrência e também criando um senso de urgência.

Na etapa do Meio de funil (MoFu) o lead começa a considerar as vantagens do produto/serviço e por esse motivo o e-mail marketing pode ser um reforço para incentivar a decisão de compra do cliente.

Fundo de funil: Avaliação e compra

No BoFu (Fundo de funil ou bottom of the funnel), o potencial cliente já passou pelas etapas anteriores e está pronto para adquirir o produto/serviço. Oferecer um diferencial como um desconto, gratuidade temporária de alguma solução ou assistência técnica pode deixar seus concorrentes para trás e sua empresa em destaque.

O funil de vendas fecha quando a compra é realizada, transformando leads em clientes.

A Jornada de Compra

Funil de vendas é a representação da jornada de consumo/compra dos usuários que acessam sua página. Esse recurso é uma excelente alternativa para conhecer o comportamento dos clientes em cada estágio de compra e aumentar suas vendas.

Visitantes

Na parte mais larga do funil, contém desde curiosos até os que visitam a página em busca de possíveis soluções para seus problemas. Apesar de ser o início do processo, ela é uma das etapas do funil de vendas mais importantes.

Nesse primeiro momento os visitantes podem ser atraídos através de links patrocinados, mídias sociais ou até podem te encontrar através de resultados orgânicas.

Leads

Para avançar nas etapas do funil é preciso converter visitantes em leads. Esta tarefa pode ser feita, por exemplo, com o uso de landing pages com o objetivo de conversão. Através delas é oferecido algum material relevante para o usuário em troca de algum dado de contato, como um e-mail.

Nessa etapa, os usuários já sabem que tem um problema e procuram por uma solução. Então, é hora de estabelecer um relacionamento a fim de estimular o lead a seguir para as próximas etapas do funil.

Oportunidades

Aqui você estabelece uma comunicação significativa com os leads e, se for correspondido, eles são convertidos em oportunidades e são encaminhados ao time de vendas. Assim, é necessário fazer uma abordagem consultiva visando entender em qual estágio o lead realmente se encontra na jornada de compra e direcionar até o fechamento do negócio.

Nesse momento, seu lead já está bem informado quanto os produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Por isso, ele deve ser tratado como prioridade pelos vendedores, uma vez que representa um avanço nas vendas da sua empresa.

Vendas/Clientes

Quando a oportunidade for convertida em venda, o lead passa a ser um cliente. Mas o processo ainda não acabou. Agora é preciso estimular o interesse desse cliente e fidelizá-lo.

Agora que você já conhece o funil de vendas e suas etapas, aproveite para traçar sua estratégia de marketing e alavancar suas vendas. Precisa de ajuda? Fale com a Agência R8. 😉

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia