Blog

Entenda o que é neuromarketing e como utilizá-lo a seu favor

Não é segredo para ninguém que um dos principais objetivos do marketing atual é entender melhor o seu público-alvo para, assim, oferecer exatamente aquilo que ele precisa ou deseja. Mas você sabe como fazer isso de forma eficiente?

Com o avanço dos estudos comportamentais e a recente junção do marketing com algumas teorias científicas está cada vez mais fácil conhecer a fundo a mente do consumidor.

Quer realizar ações mais eficientes e alcançar melhores resultados? Entenda de uma vez por todas o que é neuromarketing e como utilizá-lo a seu favor.

O que é neuromarketing?

neuromarketing é um estudo que une técnicas de marketing com a ciência em busca de desvendar o comportamento do consumidor. Isso é realizado através da identificação das áreas do cérebro que são ativadas em um processo de decisão de compra.

A partir de análises aprofundadas, os profissionais buscam mensurar as atividades cerebrais das pessoas quando há alguma exposição a marcas, propagandas ou qualquer outra estratégia de comunicação.

Essa técnica surgiu em grandes centros universitários com a ideia de estudar e mensurar a reação das pessoas a determinados estímulos.

Como ele funciona na prática?

A partir do estudo das reações cerebrais é possível identificar e avaliar quais são os tipos de estratégias mais atraentes para o público. Assim, conseguimos prever, na maioria das vezes, o comportamento do consumidor em um processo de compra.

O neuromarketing surge como uma ferramenta complementar dos estudos de marketing tradicionais, agregando valiosas e confiáveis informações sobre o consumidor, o que possibilita uma compreensão ainda mais objetiva sobre as emoções e motivações de um determinado público-alvo.

Para chegar a resultados satisfatórios, o estudo usa exames de ressonância magnética, eletrocardiograma, eye-tracking e pupilometria. Por meio deles é possível medir as reações inconscientes do corpo, entendendo como o cérebro se comporta durante uma experiência de consumo.

Como aplicar o neuromarketing em sua estratégia?

Ao contrário do que muita gente acredita, o neuromarketing não é uma nova maneira de fazer marketing. Na verdade, ele se apresenta como uma metodologia mais eficiente para análise de resultados e ferramenta auxiliar na tomada de decisões.

Compreender o seu público-alvo é a chave para desenvolver campanhas ainda mais eficientes. Para isso, essa metodologia surge como um auxiliar que traduz, em dados concretos, a maneira como o consumidor pensa, age e se comporta diante dos mais variados elementos de marketing.

Mas fique tranquilo! Você não precisa investir em estudos caros e demorados para agregar o neuromarketing em sua estratégia. Basta utilizar as informações já disponíveis no mercado. Entre os dados de maior relevância, podemos destacar a importância dos conteúdos visuais, a psicologia das cores e ancoragem de preços.

Quais os benefícios do estudo?

A partir da observação de 3 esferas cerebrais (psíquica, cultural e social) do consumidor, os pesquisadores chegam a resultados muito satisfatórios, com embasamento científico. Por isso, o neuromarketing traz grandes benefícios para as empresas que apostam em sua metodologia para planejar campanhas.

Além da metodologia eficiente, o estudo também possibilita o aprimoramento de produtos e serviços por meio de pesquisas prévias, que analisam a aceitação do público antes mesmo do lançamento.

Entre todos os benefícios, o neuromarketing se destaca como verdadeira vantagem competitiva no mercado, sendo uma espécie de carta na manga das grandes empresas. A criação de qualquer estratégia de marketing pautada no resultado dessas análises tem maior chance de sucesso.

Agora que você já sabe o que é neuromarketing pode implementar a técnica em sua estratégia e usufruir de todas as vantagens do estudo a favor da sua marca. Lembre-se que, para garantir bons resultados, é essencial acompanhar os constantes estudos e evoluções da área.

Quer saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades exclusivas sobre o universo do marketing.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia