Blog

Entenda por que a realidade aumentada é o futuro das vendas online

Pode até ser que você ainda não tenha percebido, mas saiba que o futuro das vendas online já chegou! Sobretudo, estamos nos referindo às tecnologias inovadoras já disponíveis e que têm como propósito o aprimoramento da experiência de compra.

Embora algumas delas pareçam estar um tanto quanto distantes, o fato é que elas estão mais próximas do que se imagina. Acredite. Nesse contexto, podemos destacar a inteligência artificial, a realidade virtual e a realidade aumentada.

Neste artigo, especificamente, vamos focalizar nossa atenção apenas na realidade aumentada, apresentando seu conceito e explicando de que forma ela pode contribuir para as vendas online.

Se você deseja melhorar os seus resultados, destacar-se perante à concorrência e, consequentemente, garantir a rentabilidade do seu negócio, não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!

O que é a realidade aumentada?

Para começar, é importante compreender o que é a realidade aumentada. Basicamente, pode-se considerá-la como uma tecnologia utilizada para conectar o ambiente real ao virtual.

Ao empregá-la em seu negócio, você permitirá a inserção de objetos virtuais em um espaço físico, tudo em tempo real. No entanto, para que isso seja possível, será preciso contar com o apoio de algum aparelho tecnológico, como uma webcam ou um smartphone, por exemplo.

Com essa tecnologia funciona?

Em relação ao funcionamento, podemos destacar a sua forma mais habitual, que consiste no reconhecimento de um símbolo conhecido pelo termo “marcador”.

Ele, por sua vez, será captado e processado pela câmera de um dispositivo para, então, ser transformado em um objeto virtual, que será “transportado” ao ambiente físico com base na posição do marcador. Simples assim.

Quais são as suas possibilidades?

Visto o que é e como funciona, agora você deve estar se perguntando como a realidade aumentada pode contribuir para as vendas online, certo? Pois bem, a primeira observação a fazer é que ela pode ser aplicada para diversos fins.

Em resumo, suas possibilidades visam a dar acesso a amostras e testes gratuitos, permitindo a personalização do atendimento, de modo a aproximá-lo da experiência de compra no varejo físico.

Para facilitar o seu entendimento, considere os seguintes exemplos:

  • simulação de uso de acessórios pessoais e decorativos;
  • visualização de objetos virtuais, em locais específicos e reais, da escolha do usuário.

Enfim, com a realidade aumentada, você estaria proporcionando ao seu público as vantagens que somente as compras presenciais possibilitam, ou melhor, que somente elas possibilitavam.

No setor de moda e vestuário, a desculpa de não comprar na internet devido à falta de oportunidade para provar as roupas pode ser minimizada, já que essa tecnologia poderá funcionar como uma espécie de “provador virtual”.

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar que a realidade aumentada deixará de ser apenas uma tendência para se tornar uma obrigatoriedade para todo e qualquer e-commerce que deseje se destacar nas vendas online: isso ocorrerá antes do que você imagina.

De acordo com um levantamento realizado pela Gartner, maior empresa de pesquisas e consultoria do mundo, a previsão é de que a realidade aumentada redesenhará as transações no comércio eletrônico logo em breve, alcançado cerca de 100 milhões de consumidores até 2020.

O que você achou deste artigo sobre vendas online? Gostou? Então não deixe de conferir quais são os 4 indicadores de marketing que influenciam as decisões da sua empresa! 

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia