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Estratégia de marketing digital: 5 características essenciais!

O poder de uma boa estratégia de Marketing Digital não pode ser subestimado por empresas de qualquer segmento ou tamanho.

Para quem deseja crescer e faturar mais, utilizar uma ação bem estruturada é a resposta mais segura e sustentável.

Porém, não é qualquer um que consegue tirar uma boa estratégia de Marketing Digital da cartola.

Para desenvolver uma ação de qualidade e que traga resultados (que é o mais importante), é necessário reunir 5 características primordiais para a estratégia.

Confira quais são:

1. Objetivo claro para a estratégia de marketing digital

Quem formula uma estratégia de Marketing Digital quer alguma coisa.

Esse desejo é o seu objetivo e é ele quem vai nortear toda a ação e seu planejamento.

O principal problema nessa característica é que poucos empresários conseguem definir com exatidão qual o seu objetivo principal.

Alguns dizem “faturar mais”, outros falam em “melhorar a imagem da empresa”, mas não definem quanto é “mais” ou o que é uma “imagem melhor”.

Por isso, antes mesmo de começar a pensar numa estratégia de Marketing Digital, o empresário precisa colocar no papel o seu objetivo de forma clara e mensurável.

2. Planejamento definido para sucesso da estratégia

A segunda característica essencial para formular uma boa estratégia de Marketing Digital é o seu planejamento.

Se a primeira característica era o objetivo, ou o “aonde” queremos chegar com a nossa estratégia, a segunda característica essencial é o planejamento, ou o “como” vamos chegar até lá.

Um bom planejamento leva tempo para ser desenvolvido e vai exigir uma boa quantidade de dados e informações, projeções e testes.

Será necessário entender quem são os clientes atuais e de onde eles vêm para entender como atrair mais consumidores com a abertura de novas vias de acesso ao seu produto.

3. Conhecimento do público-alvo para base da ação

Uma campanha de Marketing Digital é, em outras palavras, uma conversa entre uma empresa e os consumidores.

O objetivo, normalmente, é levar esses consumidores a comprar os produtos divulgados e, por isso mesmo, a terceira característica essencial para o sucesso de uma campanha do tipo é o conhecimento do público-alvo da ação.

Pense bem: qual seria o objetivo de uma empresa que fabrica pneus em anunciar seus produtos para pessoas que não têm carros?

Nenhum! Por melhor que seja a estratégia de Marketing Digital nesse caso, o resultado seria nulo.

Por isso, quando formular sua estratégia, pense bem em quem é o seu público e como se comunicar com ele.

4. Investimento na produção de conteúdo de valor

Como vimos no tópico anterior, uma estratégia de Marketing Digital pode ser entendida como uma conversa entre uma empresa e os seus consumidores.

Se é preciso entender o que queremos atingir com essa mensagem (objetivo), em como atingir essa meta (planejamento), e com quem vamos falar (público-alvo), a próxima característica é a nossa mensagem — ou conteúdo.

Como parte essencial da estratégia de Marketing Digital, o conteúdo da mensagem propagada precisa ter muito valor para poder atingir o resultado pretendido e estabelecido lá no começo do nosso artigo.

5. Análise dos resultados para otimização da ação

Por fim, chegamos à última característica que uma estratégia de Marketing Digital precisa ter: a análise dos resultados para otimização dos planos futuros.

Normalmente, é nesse ponto que a maioria das estratégias costuma falhar. Sem uma boa análise dos resultados obtidos, pouco é aprendido e otimizado para melhorar os resultados da próxima estratégia.

Marketing Digital funciona como uma escada: o que aprendemos na ação de hoje é usado para melhorar a de amanhã e a próxima, sempre subindo para alcançar um nível cada vez melhor.

Se a análise não é feita, não se aprende nada e nada é corrigido, mantendo os resultados sempre iguais.

Agora você já sabe como montar uma boa estratégia de Marketing Digital e está na hora de colocar esse conhecimento em prática.

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