Blog

Facebook Marketing: por que usar vídeos em suas estratégias

Saiba por que os vídeos são tão importantes em suas estratégias de Facebook Marketing.

facebook-marketing-usar-videos-em-suas-estrategias
 

Não é mais incomum vermos pessoas que usam o Facebook em seu negócio reclamar do baixo alcance de suas publicações. Periodicamente o Facebook vem alterando o seu algoritmo, fazendo com que profissionais e empreendedores que usam a rede, passem a mudarem a forma de se comunicar com seu público alvo.

Se a gente parar para refletir das principais formas de conteúdos adotados per profissionais e até mesmo por usuários do Facebook, percebemos que os vídeos estão ficando mais presentes em nossos feeds de notícias. Assim como diversas empresas passando a utilizar vídeos (formato audiovisual de conteúdos) em suas publicações. O que vem aumentando o engajando com sua audiência. Assim como o alcance das publicações com vídeos vem crescendo bastante.

Diante desta nova tendência de forma de conteúdo que vem ganhando espaço nas mídias sociais, em especial no Facebook, esse novo post busca te mostrar algumas estratégias para você que deseja utilizar vídeos em suas ações de marketing digital no Facebook. Confira:

1 – Qual a importância de publicar vídeos no Facebook?

O Facebook parte de uma premissa que vídeos são uma linguagem universal em comparação com outras formas de compartilhamento, como imagens, textos e links. Assim como a facilidade que temos, hoje em dia, de produzir um vídeo em um smartphone, fazer o seu upload na rede e publicá-lo no feed. Hoje em dia ficou simples e intuitivo gravar vídeos e publicar nas redes.

A ótima performance dos vídeos também são determinantes para que os usuários assistam cada vez mais vídeos nativos no Facebook, sem a necessidade de ter que sair para outro serviço de streaming, como o Youtube, por exemplo.

2 – Sugestões:

Com o aumento do número de uploads de vídeos no Facebook, uma biblioteca gigantesca de vídeos hospedados na rede foi criar. Um fator que abriu as portas para que esses vídeos sejam sugeridos no momento em que aparecem após as visualizações dos usuários em determinados vídeos.

Os vídeos aparecem no momento em que você interage com algum vídeo no feed, assim, aparece um conteúdo chamado “Vídeos Sugeridos”. São todos vídeos hospedados no próprio Facebook.

Sendo assim, é muito importante que você hospede seus vídeos diretamente no Facebook.

3 – Autoplay:

O Autoplay é um recurso um pouco controverso nos últimos anos, mas que no Facebook vem trazendo bastante retorno. Isso porque, mesmo que os vídeos comecem a rodar automaticamente no feed, o volume só é acionado se há a interação do usuário.

Os vídeos acabam rodando sozinhos, porém, no modo mudo. No momento em que o usuário se interessa e clica no vídeo, o volume é ativado. Esse recurso de autoplay no mudo trabalha como uma espécie de isca para que o usuário efetivamente clique no vídeo e assista com mais atenção, sem dar “aquele susto” de você começar a ouvir um som e não saber de onde está vindo.

4 – Direitos autorais:

Um assunto que é bastante debatido e também delicado quando nos referimos a vídeos, são os direitos autorais que alguns vídeos possuem, mas que são disseminados na rede sem a autorização do mesmo. Situação muito comum em outras redes, como o Youtube.

A ideia é que o Facebook valorize cada vez mais produções autorais e não a simples reprodução de vídeos de outros autores.

Esse detalhe é de grande importância para quem pensa em começar a produzir vídeos para o Facebook. Pense bem se vale a pena simplesmente copiar e reproduzir produções de outros ou se é melhor investir um pouco mais de tempo em produções próprias.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia