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Gestão de mídias sociais: 5 mudanças no mercado de monitoramento

Mudanças importantes no mercado de monitoramento na gestão de mídias sociais.

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A seis anos atrás, a gestão de monitoramento em mídias sociais ainda era uma área nova.

Hoje em dia podemos observar como o mercado de monitoramento cresceu e algumas coisas mudaram. As ferramentas se desenvolveram, novas redes sociais foram criadas, outras desapareceram, dados ganharam cada vez mais relevância e outros setores passaram a entender a importância de monitorar e analisar o que é falado nas mídias sociais, como, por exemplo, os políticos.

Durante esse tempo, a gestão de mídias sociais, juntamente com o monitoramento tiveram cinco mudanças que vieram, em sua maioria, para aumentar a relevância do monitoramento dentro de sua estratégia digital:

Privacidade dos dados:

Lembro-me da época em que as restrições do Facebook eram menos rígidas e era possível buscar por conteúdo público através de palavras-chave. Hoje, a questão da privacidade das informações ganhou maior importância e a restrição de algumas delas limitaram a coleta de dados. Por mais que hajam informações em outros canais, as limitações aplicadas, principalmente pelo Facebook, limitam suas análises.

Mobilidade:

Em 2010, ainda era difícil encontrar pessoas que possuíssem smartphones com internet disponível o tempo todo. Em função disso, para que um conteúdo fosse publicado, as pessoas tinham que esperar chegar em casa ou no trabalho. Hoje, com a popularização dos smartphones e o “barateamento” da internet móvel, o recurso ficou mais acessível para todos. Você pode reclamar ou elogiar um produto e serviço de onde estiver, porém isso requer uma atenção extra da sua equipe de monitoramento, já que é possível identificar uma crise praticamente no momento em que ela começa a acontecer.

Importância e relevância:

A única função do monitoramento, no início, era analisar o que as pessoas estavam falando da sua empresa. Muitas vezes estes dados não eram utilizados para nada, mas hoje, além de mostrar a opinião dos consumidores, eles podem ser utilizados para gerar insights e até prever futuras campanhas que poderão ser bem aceitas pelo público.

Dados:

Junto com o monitoramento de mídias sociais, evoluíram também outras áreas relacionadas, como o Big Data e Business Intelligence. A quantidade de dados gerados hoje é imensamente maior do que a de alguns anos atrás. Analisar seus relatórios de monitoramento, integrados com outras fontes de dados, pode trazer diversos benefícios para a empresa.

Atendimento:

É importante focar no atendimento das mídias sociais, já que elas se tornaram um dos principais canais para elogiar e reclamar de produtos e serviços. Porém, não basta apenas atender os clientes com agilidade, é preciso cada vez mais conhecer quem são, do que gostam, sua região e sua faixa etária, para que assim, possamos atendê-los de forma personalizada.

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