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Gestão de SEO: Processo de Conversão na gestão de palavras-chave

Entenda as principais etapas no processo de conversão de um usuário em termo de palavras-chave em SEO.

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No momento em que começamos a nos preparar para inicial uma gestão de SEO, é comum que focarmos mais em estratégias de palavra-chave que são de grande importância para um determinado site. Porém, passamos a ignorar o momento do usuário em sua intenção a partir de determinada palavra-chave. É fundamental que a gente entende que os termos buscados no Google indicam o momento do usuário em seu processo de compra.

Neste artigo, falaremos de cada etapa do caminho do usuário para a compra e táticas de SEO para ter mais êxito. Confira:

1 – Pesquisa Genérica:

Nesta primeira etapa, o usuário está buscando por algo genérico para poder satisfazer o seu problema que foi identificado por ele. É neste momento que a pessoa está interessada, por exemplo, em um servidor para sites e acaba digitando: “hospedagem de sites na web”. Aqui é um momento ideal para se trabalhar suas palavras-chave mais genéricas, as head tail. Um usuário que tem um problema bem genérico assim pode ser impactado pela sua marca, dando certa credibilidade a ela. Vale lembrar que ele ainda não está propenso a comprar seu produto ou serviço, mas, passando para a próxima etapa.

2 – Pesquisa de Nicho:

No momento em que o usuário já tem conhecimento do que ele de fato precisa, ele acaba sendo um pouco mais específico em suas buscas. No caso de serviços de hospedagens de sites, como foi exemplificado antes, ele passará a pesquisar: “hospedagem de sites em PHP”, pois ele sabe que seu site foi feito na linguagem PHP. Este momento, ele irá buscar algumas referências de marcas e por isto sua empresa precisa estar bem posicionada nos termos para específicos, assim como em canais de notícias especializadas no assunto pesquisado pelo usuário.

3 – Descobrimento de Marca:

Assim que ele descobre um canal de notícias de sua confiança, ele passa a ficar mais à vontade para buscar por algo mais direto, como: “hospedagem de sites PHP Agência R8”, onde ele acaba especificando o assunto e a marca de sua confiança. Neste momento, é importante que você trabalhe bem a parte On-Page de seu site para ele ficar bem posicionado em pesquisar com termos pertencentes a sua marca.

4 – Investigação de Marca:

Assim que ele passa a entender com mais detalhes sobre sua empresa e o seu serviço que ele necessita, o usuário buscará por mais informações sobre a confiabilidade de sua marca. Para conseguir informações mais detalhadas, ele pode pesquisar (continuando com o exemplo da Agência R8) por: “Agência R8 reviews”. Esta etapa, é importante que você saiba monitorar os seus casos bons e ruins, pois se houver conteúdos negativos na internet sobre sua marca, é possível que ele deixar de contratar seu serviço ou comprar um produto seu.

5 – Compra:

Assim que o usuário já tem total confiança de sua marca, ele passa a deseja um desconto para adquirir seu serviço/produto. É provável que ele vá buscar por cupom de desconto ou até um link que provê o mesmo. Assim, é preciso otimizar para termos que demonstram totalmente interesse por descontos, como: “cupom de desconto na empresa X”.

6 – Avaliação:

Na etapa final do processo de compra de um usuário em termos de pesquisas de palavras-chave, ele começa a ter dúvidas sobre o que adquiriu em sua empresa, podem buscar (voltando ao exemplo do servidor para sites) por: “como configurar uma hospedagem de sites”. Ele precisa desta informação para continuar leal à sua aquisição. Com isso, veja com os seus canais de atendimento ao usuário, quais são as dúvidas principais. Com elas em mãos, crie conteúdo que ajude o usuário.


 

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