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Google Trends: O que é e como usar?

Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite pesquisar e acompanhar a tendência de buscas de palavras-chave ou tópicos específicos em um determinado local e em um período de tempo.

A ferramenta reúne uma base de dados que mostra quais temas estão sendo mais pesquisados ou quais foram mais buscados em um período pré-definido. Então, ao pesquisar por uma palavra, é mostrado um gráfico que apresenta o período de tempo e o volume de buscas.

Além disso, é possível refinar a pesquisa utilizando critérios como o país, período de tempo, categorias e tipo de buscas (imagens, notícias, compras, entre outros).

Por que usar o Google Trends?

Com o Google Trends é possível identificar os termos mais buscados em um determinado período de tempo. Pensando nisso, essas informações podem ser vantajosas para o planejamento de sua estratégia de Marketing Digital.

Além disso, a ferramenta é interessante para ter ideias sobre o conteúdo a ser criado. Ela mostra os termos mais pesquisados e por isso acaba sendo importante no SEO do seu conteúdo.

Ao pesquisar palavras-chave, principalmente se estiverem relacionadas ao seu negócio, é possível identificar o crescimento ou declínio das buscas relacionadas ao seu mercado.

Então, na hora de buscar por termos, compare sinônimos ou temas relacionados para verificar qual é a melhor opção para ser usado em sua ação de marketing.

Como usar o Google Trends?

Assim que você acessa a página principal da ferramenta é possível identificar várias informações. Abaixo do corpo da homepage, os assuntos mais populares nos últimos 7 dias são mostrados.

Mas é na barra de busca que é possível pesquisar por tópicos e palavras-chaves de seu interesse. Como resultado teremos os termos pesquisados e a opção “+Adicionar comparação”, onde é possível adicionar outro termo para comparar o volume de buscar e selecionar aquele que é mais pesquisado.

O resultado é mostrado na forma de gráfico que vai oscilar conforme o período do tempo. Outra informação interessante que pode ser observada, é a região onde tais termos são mais pesquisados. Ou seja, é possível além de escolher a palavra-chave mais pesquisada, é possível identificar a região com maior ocorrência desse resultado.

 

Inclua o Google Trends em sua estratégia de marketing, afinal é uma excelente ferramenta para ajudar no seu planejamento estratégico de marketing de conteúdo do seu negócio.

Utilize a ferramenta a seu favor!

  • Crie conteúdos relevantes
  • Faça comparações
  • Defina produtos e serviços
  • Segmente a região

Além de analisar suas estratégias de marketing, você também pode identificar se o seu produto ou serviço é interessante para o público. Use o Google Trends como um instrumento e tenha a Agência R8 como seu aliado.

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