Blog

Hora do lançamento: como abrir uma loja virtual para o mercado?

Ao montar uma loja virtual, é preciso algo mais além de colocar o site no ar com os produtos. O intuito principal em um lançamento deve ser a atração do seu público para vender mais. Para que tudo dê certo, é muito importante fazer um bom planejamento a partir de análises de mercado, do seu público-alvo e da concorrência.

Sem esse tipo de avaliação é impossível fazer o alinhamento de ideias, passo fundamental para que o lançamento do seu site seja um sucesso. Afinal, o objetivo é vender desde o começo.

Se você está perdido, fizemos este conteúdo que vai ensiná-lo como abrir uma loja virtual com êxito. Vamos lá!

Definição do nicho de mercado

Esse é o primeiro passo. A partir da definição de um nicho de mercado, é possível identificar o seu público-alvo e, assim, conseguir definir a missão, a visão e os valores da empresa. O ideal é que se escolha um nicho sobre o qual você tenha domínio de conhecimento.

Essa delimitação de nicho, sobretudo, significa ter um foco e concentrar suas ações a um mercado de público específico para, com isso, poder ser mais efetivo quanto às decisões e às estratégias de marketing.

Definição da marca e da identidade

A escolha do nome e da marca é um dos primeiros pontos e é extremamente importante. A partir dessa construção, será desenvolvida toda a identidade visual do seu negócio. Isso é fundamental para sustentar o seu posicionamento de mercado e aplicar estratégias de branding.

Ao lado de um designer gráfico, crie um logotipo que imprima o conceito e os valores da marca. Esse é um aspecto primordial para poder tecer estratégias de resultado no meio on e offline.

Investimento em marketing digital

Estratégias de marketing digital são necessárias tanto para inaugurar, quanto para desenvolver o seu negócio. No início, é recomendado investir um pouco mais de energia e apostar em anúncios para o Google e para as redes sociais. Assim, as pessoas começam a ter conhecimento do seu produto.

No entanto, em paralelo, é preciso estruturar uma boa ação de inbound marketing e demais adequações na construção do site para que estejam bem posicionados nas páginas de busca. Também é importante trabalhar a otimização das páginas para que haja mais conversão possível.

Promoções de inauguração

Um ponto que ajuda muito um lançamento de sucesso é a criação de promoções e sorteios de inauguração. Isso atrai pessoas e elas passam a conhecer a sua marca, seus produtos e começam a interagir.

Esse tipo de ação promove a marca e trabalha o relacionamento com os clientes. Especialmente, se tiver o apoio em uma rede social.

Precificação adequada

Para finalizar, podemos dizer que todas essas dicas são fundamentais para que seu negócio tenha sucesso no lançamento. Mas, mais do que saber como abrir uma loja virtual, é preciso entender sobre a importância das estratégias de precificação.

É necessário considerar o valor de custo do produto mais o valor de todos os custos do processamento do pedido até a entrega ao cliente. Além disso, calcular o lucro em cima do valor a ser cobrado.

Uma precificação mal feita pode acarretar em prejuízo para a sua loja ou, se feita para mais, os clientes podem não considerar o preço justo. Isso vai impedir as vendas.

Quando falamos em inauguração de e-commerce, é preciso estarmos atentos ao fato de que tudo tem que dar certo. Com uma experiência ruim, alguns clientes podem acabar não voltando a acessar o site. Agora você já sabe como abrir uma loja virtual: basta colocar as dicas em prática.

Esse conteúdo foi útil para você? Então assine nossa newsletter e tenha muito mais conteúdos como esse em primeira mão.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia