Hospedagem de Sites

Conheça um pouco mais sobre Hospedagem de Sites

Todos os sites na web são formados por arquivos interligados entre si através de herperlinks. Estas páginas só se tornam acessíveis para os usuários somente quando estão armazenados em um servidor de hospedagem. Sendo assim, a hospedagem de sites se refere ao alojamento das páginas e todas as informações relacionadas a elas, como imagens, textos, vídeos etc.

As hospedagens de sites são serviços de armazenamento de websites para a disponibilização constante do mesmo na internet, possibilitando que seu site seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.

Outros serviços podem ainda estar associados com seu plano de hospedagem, como: banco de dados, estatísticas de acesso, e-mails profissionais, entre diversos outros.

Provedores de Hospedagem

Existem empresas que oferecem o serviço de hospedagem de sites e que são conhecidas como Provedores de Hospedagem.

Os valores cobrados pelos serviços de hospedagens de sites podem variar de acordo com o espaço de armazenamento em disco que é a quantidade de dados medida em MB que se pode armazenar no disco rígido do servidor, e de acordo com a quantidade de contas de e-mail.

Assim como também há Provedores que oferecem opções de hospedagens gratuitamente, mas que não são indicados para sites com fins comerciais visto que em muitos casos, ocorrem a exibição de anúncios veiculados pelo próprio Provedor de Hospedagem, com o objetivo de ajudar a angariar recursos para que o serviço se mantenha online.

Além disso, a maioria dos serviços gratuitos de hospedagem são extremamente limitados quando comparados à hospedagem paga, oferecendo poucas opções aos desenvolvedores do site.

Hospedagem Compartilhada x Hospedagem Dedicada

Hospedagem Compartilhada: é um serviço onde um servidor é compartilhado entre diversos clientes ao mesmo tempo. Este é o serviço de hospedagem mais utilizado, segue abaixo as vantagens e desvantagens:

O servidor já vem pré-configurado, e sua empresa de hospedagem vai cuidar de qualquer tipo de manutenção e atualizações de segurança para você.

Por se tratar de uma hospedagem compartilhada, você estará dividindo o mesmo servidor com outros clientes, ao invés de utilizar um servidor somente para o seu site.

Hospedagem Dedicada: é o serviço onde você terá um servidor inteiro e, todos os seus recursos destinados somente para o seu website.

Algumas Vantagens da hospedagem dedicada:

Flexibilidade e personalização: escolha do hardware (memória, espaço em disco, processador) exato e as especificações do sistema operacional para atender as suas necessidades.

Recursos dedicados e desempenho garantido: os clientes não compartilham seus recursos de servidor com mais ninguém.

Controle total: os clientes têm acesso root completo para seus servidores e pode configurar e ajustar sua configuração para atender às suas necessidades.