Blog

Integração de e-commerces com marketplaces: Quais as vantagens?

Diferente do que se imagina, e-commerce e marketplace não são a mesma coisa. E-commerce é uma loja virtual para venda de produtos próprios ou de uma única loja. O marketplace, por sua vez, é uma espécie de shopping virtual, onde várias lojas comercializam seus produtos em uma outra loja online que faz a intermediação da venda.

Quais as principais diferenças?

Já sabemos que marketplace e e-commerce não são a mesma coisa, apesar de ter o mesmo objetivo principal: vendas online de produtos. Apesar desse detalhe, existem outros pontos que demonstram a diferença entre eles.

Investimento e Marketing

Para criar uma loja online é preciso investir para escolher e manter a plataforma, criar a página, investir em sistemas de segurança, além de tempo de planejamento e manutenção do negócio.

Além disso, criar uma estratégia de marketing para atrair tráfego à página e conquistar as primeiras vendas demanda tempo e dinheiro.

Em um marketplace todo o processo é centralizado em uma empresa, bastando apenas concordar com os termos e condições oferecidos pela página. Geralmente, o marketplace já é um site conhecido, com bom tráfego e que conta com uma estrutura de marketing já planejada.

Personalização

No e-commerce é possível personalizar sua loja da forma como você quiser. Além do design da página também é possível criar uma identidade da marca, criar estratégias de marketing e interagir diretamente com seu cliente.

No marketplace é preciso de adaptar às regras do site e os produtos são divulgados de forma padronizada o que dificulta o reconhecimento de uma marca pelo consumidor.

Por que integrar seu e-commerce a um marketplace?

A principal razão para integrar seu e-commerce a um marketplace é o lucro. Uma alternativa mais barata, caso queira ter mais visibilidade dos seus produtos e conseguir suas primeiras vendas, é estar presente em um marketplace.

Lojas virtuais pequenas ou novas são super beneficiadas com esse tipo de negócio. A exposição de seus produtos aumenta e pode acabar levando esses clientes a buscarem sua marca pela web.

Por esse motivo, é necessário manter seu e-commerce atualizado, seguro e atraente e, é claro, saber administrar seu negócio para vender tanto na sua loja online quanto no marketplace.

Então, escolha uma boa plataforma de integração e mantenha sua loja vinculada aos marketplaces que mais vendem. Existem plataformas que descomplicam essa integração, mantém seu estoque atualizado, permitem gerenciar preços, notas fiscais, código de rastreamento e muito mais.

Outra vantagem é a facilidade no fechamento das compras. Um marketplace possui várias formas de pagamento, facilitando e agilizando a compra para o cliente, mesmo que em uma mesma compra existam produtos de vendedores diferentes.

Ficou claro que existem várias vantagens na integração do e-commerce com o marketplace. A visibilidade aumenta, o investimento é menor para o planejamento e divulgação, sem contar o maior retorno e mais vendas.

Gostou desse conteúdo? Está pensando em integrar seu e-commerce a um marketplace? Converse com a Agência R8. Aproveite e acompanhe nossa newsletter e fique informado.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia