Blog

KPIs saiba o por quê de serem tão importantes

KPIs, o que são? Para o que servem? Hoje no Globo Repórter aqui da Agência R8, mais conhecido como o nosso blog! Memes à parte, vamos explicar como melhor utilizar indicadores para alavancar o seu negócio.

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos. Com eles, os líderes também se baseiam para analisar e decidir sobre uma mudança de atuação, caso os números apontem para um cenário abaixo do esperado. Pensando nisso, percebemos a sua importância pra análises em marketing digital. Ao realizar uma campanha, surge a necessidade de visualização das metas para cada ação.

No marketing digital, em contraste com o marketing offline, você tem acesso a muitos dados dos usuários que entraram em contato com a sua mídia. Porém, é importante lembrar que dado e informação são coisas diferentes. Uma informação é um dado estruturado para te passar uma mensagem. Para não se perder dentre tantos dados é necessário a utilização dos KPIs. Esses indicadores-chave que vão te falar, de uma maneira um pouco mais ampla, se a estratégia utilizada na sua campanha está dando resultado ou não. Informação é igual a sucesso! O sucesso da sua campanha de marketing vai depender da qualidade das informações que você tem e não da quantidade de dados que possui.

Características dos KPIs:

  • Deve estar ligado ao objetivo do seu negócio:

Se o seu objetivo é Vendas, seu KPI deve mensurar os Leads criados por campanha. Da mesma forma que se o seu objetivo é Branding o KPI analisado são as Visualizações, por exemplo.

  • Deve ser fácil de mensurar:

Não complique demais! A maioria dos KPIs são fáceis de se mensurar e acessar diariamente.

  • Deve ser alcançável:

Se você colocá-lo enquanto meta, é importante que seja uma meta alcançável e real. Desta forma, esses indicadores chaves escolhidos, inclusive, funcionam como estímulo para melhorar o seu trabalho ou o do seu time.

  • Deve gerar uma ação:

Os KPIs são informações que devem fazer com que você tome uma ação de perseguir uma estratégia ou mudá-la. É importante saber interpretar a informação chave do KPI afim de conseguir agir para alcançar seus objetivos.

 

Dúvida comum:

Qual é a frequência que devo verificar meus KPIs? Não existe uma resposta certa ou errada. Depende muito do tipo de KPI que você está utilizando. Por exemplo, se você monitora o alcance orgânico do seu site, ele depende basicamente do tempo em que demora para o Google indexar seu site e atualizar as informações que foram alteradas. Desta maneira, convém esperar mais do que um dia, talvez até mesmo uma semana, para verificar se ação que você tomou enquanto estratégia para aumentar o alcance orgânico do seu site, surtiu efeitos. Caso seu KPI é de análise de mídias pagas, o tempo de resposta para conseguir verificar o resultado de suas ações é praticamente imediato.

Afim de minimizar esse problema e ter uma frequência mais assertiva, distribua os KPIs entre o seu time. Quem é responsável por vendas, fica com o KPI de venda, o responsável pela divulgação, fica com o KPI de visualizações e tráfego. Assim, esses números são monitorados mais de perto e as ações tomadas são mais imediatas e melhor documentadas, gerando melhores resultados.

Pensando em implementar um trabalho que gere resultados? Fale com a gente. Conheça a Agência R8 e tenha excelentes resultados.

 

 

 

 

 

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia