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Marketing digital: como mensurar os resultados das ações online em vendas offline

Formas eficazes de mensurar seus resultados de ações online em vendas off-line.

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Muito se fala da questão da mensuração de todas as ações de marketing digital com o objetivo de entender se o investimento está convertendo vendas. Pois, na internet tudo é possível de mensuração. É fácil a gente saber tudo que se passa em um e-commerce, por exemplo, com dados quase que precisos sobre as informações de tráfego e vendas.

Porém, muito se questiona sobre como se mensurar o retorno em empresas que fazem venda de forma off-line, muitos até duvidando que isso seja possível. Sendo uma das dúvidas mais frequentes em fóruns e grupos que marketing digital. E, apesar das dificuldades enfrentadas por lojistas que fazem vendas off-line, iremos mostrar algumas dicas para resolver esses problemas:

1 – Cupons de desconto em ações online:

Esse tipo de estratégia funciona para diversos tipos de negócio, seja ele uma franquia, uma loja, um hotel, dentre outros. Sempre que você for fazer uma comunicação com sua base de e-mails ou fãs, dê um cupom exclusivo para aquela ação de marketing digital. Isso facilitará na identificação de quantas pessoas usaram o cupom foi exclusivamente para as ações na web.

2 – Integração do CRM com ferramenta de Marketing:

Existem vendas que são mais complexas e com valores maiores que normalmente não feitas pela internet. É comum um vendedor fazer uma visita off-line para conseguir o fechamento. E é nesses casos que é utilizado uma ferramenta de CRM, que ajudará no controle e documentação de cada contato que o vendedor fez com cada cliente.

Nesse caso, você deverá fazer uma integração entre o CRM dos vendedores e a ferramenta de gestão e automação de Marketing Digital de seu negócio. Dessa forma, é possível tanto enviar Leads gerados no Marketing direto para o CRM (e mostrar o marketing como origem da oportunidade de negócio) quanto, ao marcar uma venda no CRM, ele retornar a informação de fechamento na ferramenta de Marketing e conseguir precisar o retorno dos Leads gerados.

3 – Cartão fidelidade:

Uma estratégia que tem como objetivo -como o próprio nome diz- fidelizar os clientes através de um cartão que cria uma identidade única para cada cliente de sua empresa. Com isso, será possível mensurar os resultados a partir do cruzamento das ações de marketing digital que sua empresa fez. Como, por exemplo: uma pessoa que recebeu uma promoção por e-mail do produto x, alguns dias depois ele vai até a loja e comprou o produto x.

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