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Mídias sociais: ferramentas importantes do marketing digital para seu e-commerce

Como as mídias sociais mudaram o cenário da relação entre empresas e consumidores através do marketing.

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Mídias sociais são ferramentas de extrema importância para empresas que querem utilizar o marketing digital para alavancar suas vendas e melhorar sua imagem na web. Em plena ascensão e também popularização das redes sociais no mundo, faz com que inúmeros caminhos sejam abertos para a atuação de empresas. Outro elemento revolucionário são os smartphones e tablets em nosso dia a dia, em que pesquisas comprovam o aumento incrível de celulares modernos aqui no Brasil, com uma estimativa de ter mais celulares do que habitantes em nosso país. As pessoas hoje em dia passam praticamente 24 horas conectadas via smartphones, sempre consumindo informações em qualquer lugar que estejam, além de interagir com amigos e conhecidos nas mídias sociais.

Percebemos que normalmente, profissionais de marketing e comunicação falam em redes sociais e em mídias sociais. Devemos esclarecer aqui o significado de ambas:

Redes sociais são grupos de pessoas interagindo entre si, compartilhando interesses em comuns. Elas possibilitam através de serviços criados para facilitar as relações sociais, para que as pessoas possam compartilhar os mesmos interesses. Redes sociais têm características de plataformas feitas para a interação entre as pessoas, permitindo a conectividade e o relacionamento entre seus usuários. Já as mídias sociais, são meios (mídias/canais/sites/) que abrem espaços para que as pessoas possam interagir, o que se diferencias dos meios de comunicação tradicionais (Rádio, TV, Jornais). Logo, as mídias sociais não se limitam apenas a sites de relacionamento, como Facebook e Instagram, mas também sites para o compartilhamento de vídeos (Youtube e Vimeo), blogs (Blogger, WordPress, Twitter), dentre outros. Se tratando de internet, percebemos que quase todos os canais abrem espaços para comentários, avaliações, compartilhamentos, etc., para quaisquer usuários.

Em todas essas mudanças na evolução dos canais digitais, o marketing aproveitou essas mudanças e adaptou-se para melhor usar esses recursos. Este novo cenário faz com que surja uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes. As mídias sociais permitem uma relação íntima com o consumidor, onde podemos nos aproximar do público alvo de forma direta e segmentada, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre seus seguidores e traçando um perfil de tendências e comportamento.

O novo consumidor na era digital não só está nas redes e mídias sociais em busca de informações, eles também querem interagir com as empresas, num diálogo de igual para igual. Eles querem participar, ativamente de várias das ações dela. Como o caso da Fiat, que soube aproveitar as mídias sociais para desenvolver seu carro Fiat Mio. A Fiat criou uma página para que seus consumidores possam dar sugestões do que o cara deveria ter. O resultado foi que, mais de sete mil sugestões foram coletadas. Isso é excelente, pois o produto sairá do jeito certo que seus consumidores esperam.

Listamos algumas das vantagens que as mídias sociais proporcionam para o seu negócio:

Compartilhar: ideias entre pessoas ou grupos ainda não conectados;

Co-criar: produtos, serviços e experiências;

Engajar: stakeholders, dando-lhes voz ativa e canais para participação;

Acionar pessoas: ou fontes de informação somente quando necessário, reduzindo custos fixos;

Coordenar atividades: dando flexibilidade aos indivíduos para trabalharem onde e quando quiserem;

Distribuir trabalho: custo ou risco entre os participantes;

Perceber padrões: para detectar tendências, oportunidades ou ameaças;

Fazer avaliações em conjunto: o grupo pode trazer mais insights do que um indivíduo isoladamente;

Fazer pesquisas: rapidamente com grande número de pessoas para identificar preferências;

Permitir que várias pessoas participem e discutam possibilidades, antes de chegar a um consenso.

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