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Você sabe o que é Persona?

O que é persona e qual a sua importância para uma empresa?

Quando falamos em marketing digital, é preciso pensar em uma série de definições e conceitos necessários para realizar o planejamento da sua empresa.

Na hora de criar as campanhas e peças de marketing digital, você deve ter sempre em mente que há um público que se deseja atingir.

Pensando nisso, foi criado o conceito de buyer persona, que tem sua melhor tradução como “cliente ideal”.

Neste artigo vamos explicar melhor o que é uma persona e qual a importância dela para as estratégias de marketing digital da sua empresa.

Confira:

O que é persona?

Diferentemente do conceito de público-alvo, que abrange características demográficas e sociais mais generalizadas, a criação de uma persona é uma tarefa mais específica.

Uma persona nada mais é do que um personagem semifictício que existe para representar o seu cliente ideal.

Dessa maneira, para criar uma persona, é necessário montar um perfil com nome, profissão, idade, problemas a serem resolvidos, entre outros aspectos.

Como criar sua persona?

Ao criar a persona da sua empresa, seja o mais detalhado possível.

Tenha em mente que o seu objetivo é desenvolver um personagem a partir de um estereótipo que se encaixe ao máximo nas características do seu público-alvo.

Caso você já tenha definido o seu público-alvo a partir do estudo dos seus clientes, sejam eles atuais ou em potencial, a tarefa da criação da persona se torna um pouco mais fácil.

A partir das informações já coletadas, você vai responder uma série de perguntas que caracterizarão o seu personagem.

Essas perguntas podem ser divididas em dois grupos, sendo um demográfico, no qual você definirá a sua persona de acordo com os dados do seu público-alvo; e outro mais específico, que envolverá motivações e problemas.

Assim, você deve fazer perguntas que abranjam a maioria do seu público-alvo, como:

  • Qual a faixa etária mais comum?
  • Qual o sexo da maioria do meu público?
  • Qual o ramo profissional?
  • Quais as principais dificuldades?
  • Quais as motivações?
  • Quais os interesses?
  • De que maneira minha empresa pode ajudar essa pessoa?

Todas essas informações poderão compor um quadro que vai sintetizar a sua persona.

Esse tipo de organização facilita a visualização do perfil de cliente ideal da empresa sempre que for necessário para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Qual a importância da persona?

Definir uma persona para sua empresa é essencial para direcionar as estratégias de marketing digital.

Uma das premissas mais importantes nesse ramo é ser necessário falar com o público correto.

Ao elaborar o perfil de um cliente ideal, a tarefa de desenvolver peças de marketing e conteúdo voltadas para alguém que resume o seu público se torna muito mais fácil.

Uma persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para se identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.

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