Blog

O que é picking?

Caso você tenha um negócio, provavelmente você já ouviu falar sobre picking. Picking é o processo de preparação e separação de um pedido para que ele chegue de forma correta até o consumidor. É evidente que na logística de um e-commerce esse procedimento também acontece.

Como funciona o picking?

Quando uma ordem de pedido chega, os produtos são separados e preparados dentro da área de estoque, são enviados para a área de expedição para conferência e preparação para o transporte.

Existem 4 tipos de picking que podem ser executados em seu negócio. Por isso é necessário levar em consideração qual a necessidade da loja virtual.

Picking discreto

Cada operador é responsável por um pedido de cada vez, reduzindo as chances de erros. Mas, este processo é o menos produtivo.

Picking por zona

Quando um novo pedido chega, o responsável pelo setor separa os itens e os armazena em um local até que o pedido fique completo. É necessário ter uma boa organização para não sobrecarregar determinadas áreas ou causar erros no pedido.

Picking por lote

Neste modelo, o operador espera até que seja acumulado uma certa quantidade de pedidos, para começar a coleta. Então, o entregador reúne produtos comuns dos pedidos e distribui as quantidades coletadas. Este procedimento pode aumentar a produtividade do operador, mas a possibilidade de erros também pode aumentar.

Picking por onda

O picking por onda é muito parecido com o discreto, a diferença é que no picking por onda o recolhimento é feito em certos períodos do turno, garantindo maior eficiência operacional.

Como implementar o picking?

  • Organize o estoque

Tenha um armazém organizado, sinalizado e bem estruturado para não perder tempo procurando produtos ou de deslocamentos dos funcionários.

  • Destaque os produtos que vendem mais

Deixe os produtos que saem mais em prateleiras visíveis, de fácil acesso e mais próximos da área de expedição.

  • Invista em sistemas de informação

Ter o controle do seu estoque é muito importante. Para isso existem vários softwares no mercado que podem auxiliar no controle de entrada e saída de seus produtos. Além disso, fica mais fácil evitar erros, analisar relatórios e visualizar possíveis gargalos na operação.

Quais as vantagens para o seu negócio?

Ter um processo organizado e otimizado na separação e preparação dos pedidos é algo positivo para o funcionamento da sua empresa e para a satisfação dos seus clientes. Então invista em um sistema de gestão, para ter vantagens como:

  • Diminuir erros e retrabalhos;
  • Ter maior agilidade na finalização das tarefas
  • Gerar integração entre as áreas
  • Reduzir custos.

Ainda não tem um e-commerce? A Agência R8 ajuda você a desenvolver seu e-commerce totalmente personalizado e responsivo. Venha tomar um café e conversar sobre o seu negócio.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia