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O que são palavras-chave head, mid e long-tail e com escolher as ideais?

Estar familiarizado com técnicas de otimização é essencial para ter chances de aparecer no topo do Google. Você certamente deseja alcançar esse patamar de visibilidade. Então é importante lembrar que quem trabalha com publicação de conteúdo na internet precisa saber o que são palavras-chave head, mid e long-tail.

Palavras-chave são termos usados pelas pessoas para fazer pesquisas no Google. O algoritmo do buscador, por sua vez, encontra páginas que citam essas palavras de forma relevante e orgânica. É o seu papel preparar o seu site para ser devidamente compreendido por esse sistema.

Só que existem várias formas de fazer buscas no Google, o que deu origem à classificação dos tipos de palavras-chave. Aprenda mais sobre isso a seguir!

O que são palavras-chave head, mid e long-tail?

Palavra-chave head-tail

São termos mais genéricos que figuram em buscas gerais. Por serem bem amplas, têm alta procura e, consequentemente, alto volume de concorrência.

Exemplos de palavras-chave head-tail: roupas masculinas, curso de inglês, turismo, marketing digital.

Palavra-chave mid-tail

Situada no meio termo, está a palavra-chave mid-tail. Ela é mais específica que a anterior, podendo oferecer menos concorrência, mas, ainda assim, pode ter um volume considerável de conteúdo.

Exemplos de palavras-chave mid-tail: vestidos femininos para festas, curso de inglês a distância, turismo de aventura.

Palavra-chave long-tail

As palavras-chave long-tail são altamente específicas, revelando uma clara intenção do público em relação ao conteúdo. Costumam ter baixa concorrência, mas alto potencial para agradar a audiência que busca por elas. Isso pode ser muito valioso para os seus resultados, então vale a pena explorá-las.

Exemplos de palavras-chave long-tail: curso de inglês barato em Perdizes, curso de marketing digital para advogados, turismo de aventura na Austrália.

Como escolher as palavras-chave do seu conteúdo?

Conheça o perfil do seu público

Determinar quais serão as palavras-chave do seu conteúdo é um exercício que depende muito do seu conhecimento a respeito do perfil da sua audiência. Esses termos revelam a intenção por trás da busca, então você precisa entender não só as necessidades dessas pessoas como também que tipo de solução estão procurando.

Observe seus concorrentes

Uma ótima forma de escolher as palavras-chave certas envolve olhar para o que os seus concorrentes estão fazendo. É um esforço duplo: você pode encontrar inspiração em termos para utilizar e entrar em concorrência ao mesmo tempo em que consegue detectar oportunidades que não estão sendo exploradas adequadamente.

Concentre-se em palavras-chave mais específicas

Neste artigo, você aprendeu o que são palavras-chave head, mid e long-tail. Então já ficou claro o quanto termos mais específicos podem trazer uma audiência mais qualificada a você. Portanto, lembre-se disso ao selecionar as palavras-chave que serão utilizadas em seu conteúdo. Quanto mais específicas forem, melhores podem ser seus resultados.

Use ferramentas inteligentes

Conte com o poder da tecnologia para ajudar no seu trabalho. Para buscar as ideias de palavras-chave adequadas para o seu conteúdo, você pode utilizar ferramentas como o Keyword Tool ou o Google Keyword Planner. Ambas são capazes de mostrar o nível de procura por certos termos e sugerir alternativas relacionadas às palavras pesquisadas.

Aprenda com os seus resultados

A resposta para a decisão sobre as palavras-chave do seu conteúdo pode estar nos próprios dados de audiência do seu site. Usando o SEMrush, você pode detectar quais termos são mais buscados por seus visitantes, oferecendo insights valiosos sobre as intenções deles. O próximo passo, então, é desenvolver mais conteúdo nessa temática.

Agora que você já entendeu o que são palavras-chave head, mid e long-tail e sabe de que formas encontrar as melhores para utilizar em seu conteúdo, está na hora de colocar suas ideias em prática. Busque informações precisas e atualizadas a respeito do perfil do seu público para aprender mais sobre as necessidades dele e nunca deixe de monitorar palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Quer atingir uma posição ainda melhor que a primeira do Google? Conheça, aqui no blog, o que são os rich snippets!

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