Blog

O que um bom site deve ter para gerar conversões e vendas?

Atualmente, ter uma loja e vender fora da internet somente não é o suficiente: uma boa participação no ambiente digital é fundamental para alavancar os resultados de uma maneira consistente. Por isso, se você quiser aumentar suas vendas e otimizar os números para alcançar o crescimento do seu negócio, é importante saber o que um site deve ter para ajudar nesse processo.

Se quiser aprender mais sobre como melhorar o seu espaço online para atrair mais visitantes e convertê-los em clientes, não deixe de ler este artigo.

Qual a importância de um bom site?

O mercado atual depende muito da internet e da presença das pessoas no ambiente virtual. Por isso, é imprescindível focar em atração e conversão de pessoas por meio da web, para alcançar melhores resultados diante de uma concorrência acirrada.

Ter um site já é um bom passo, mas é preciso otimizar essa ferramenta para que seja efetiva na captação de bons leads. O objetivo é torná-lo atraente para conseguir mais pessoas interessadas em seu negócio e no valor que sua companhia tem a proporcionar.

O que um site deve ter?

Para que um site seja bom, ele precisa criar uma experiência satisfatória. Atualmente, o principal requisito que estimula as companhias e os desenvolvedores web é a mobilidade. O objetivo principal é construir algo que seja bom para os usuários em qualquer dispositivo que eles utilizarem. Mas esse não é o único fator relevante.

Para usar o website como uma ferramenta de conversão, é importante observar as dicas seguintes.

Offline First

Segundo esse conceito, os espaços virtuais precisam estar preparados para proporcionar uma boa experiência, mesmo quando o usuário enfrentar instabilidades na conexão ou ficar sem acesso à internet.

Uma das formas de implementar esse princípio é com a tecnologia cache, que salva os dados de uma aplicação em uma memória temporária.

O principal benefício é o aumento de performance dos websites e uma melhor adaptação aos leads que acessam por meio dos seus celulares. Com isso, fica mais fácil atraí-los.

SPA

Outra boa estratégia para tornar a navegação mais amigável e confortável para qualquer dispositivo, e também para aplicações que requerem que o usuário passe mais tempo, é o SPA. A sigla é Single Page Application, que significa aplicação em única página.

O nome é bem intuitivo: um site que exibe todo o seu conteúdo em uma única página. Assim, é possível diminuir o tempo de carregamento, deixando a experiência mais leve e prática para o cliente.

PWA

O PWA (Aplicativo Web Progressivo) é um padrão que une benefícios de um aplicativo mobile/desktop com websites responsivos. É um ambiente que torna propício o princípio do offline first, pois permite o acesso mesmo quando o usuário não estiver conectado.

Ele possibilita um acesso progressivo, simples e intuitivo, com boa performance e redução no uso de dados do utilizador. Isso facilita o uso do provável lead, com mais rapidez e menos consumo. Assim, é possível entregar conteúdo de qualidade em menos tempo e apresentar a empresa sem incomodá-lo.

A grande vantagem é que aplicações PWA viabilizam a utilização de notificações push, aquelas que aparecem na tela do smartphone. Esse tipo de notificação é interessante para estabelecer um diálogo constante com o utilizador e criar engajamento.

Complementos

Outros complementos também podem ser usados, como Hello Bars e Newsletters. Ambos são fundamentais para capturas de leads: as pessoas ganham algo da sua companhia em troca de uma informação que cria a oportunidade de contato.

As Hello Bars, pop-ups que surgem nos sites para se comunicar com o usuário, podem sugerir promoções, ofertas ou outras informações importantes, com o objetivo de atrair o visitante à conversão. Já as newsletters são focadas em conseguir o e-mail de quem visita para que a empresa entre em contato depois.

Para se adaptar ao período moderno em que vivemos, as empresas precisam saber dialogar com o público e atraí-lo para o que elas oferecem. Um bom site é uma forma de fazer isso e permite que as companhias convertam visitantes em compradores e gerem mais lucro.

Gostou de aprender mais sobre o que um site deve ter? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer algumas soluções digitais efetivas para o seu negócio.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia