Blog

Orçamento para Marketing Digital: como definir um valor para investir?

Determinar um orçamento de marketing digital é fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas e ampliar seus lucros. Porém, alguns detalhes precisam ser levados em consideração para que a qualidade de suas ações não seja prejudicada pelo mal planejamento.

Dessa forma, o marketing digital pode ajudar no crescimento e no impulsionamento do negócio, e esse setor estratégico está cada vez mais presente nos empreendimentos.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como definir um valor para investir nessa prática. Confira agora!

Defina estratégias e métricas para as campanhas

Um dos principais benefícios relacionados às campanhas digitais é a mensuração do ROI (retorno de investimento). Melhor dizendo: com essa prática, será possível analisar o volume de dinheiro que entrou e o valor investido para isso.

O ROI também auxilia a identificação de quais ferramentas da sua campanha estão impulsionando as vendas, permitindo uma melhora na sua estratégia empresarial.

No início, muitas vezes o retorno da campanha não alcança o esperado. Assim, é importante manter e acompanhar a sua continuidade, pois isso é fundamental para a eficácia e o crescimento do negócio.

Existem outras métricas importantes que podem ser adotadas, como:

  • leads x visitantes: aqui, verifica-se o total de investimentos e o total de visitantes que se tornaram leads, pois uma das principais metas da campanha é gerá-los;
  • taxas de conversão: visam a esclarecer a quantidade de visitantes que foram convertidos em leads e clientes. Fazendo sua análise corretamente, é possível determinar a qualidade do que você oferece, como também definir um orçamento para marketing digital.

Saiba qual a margem de cada produto

Para que você consiga saber o quanto deve gastar com campanhas digitais, é preciso compreender qual a margem disponível.

Então, inicie calculando qual a receita média que seu negócio consegue por cada venda. Caso o modelo seja por assinatura, é importante aferir quanto tempo cada cliente fica na empresa para, então, criar uma estratégia de valor total esperado.

Após essa fase, é necessário descobrir a quantidade média de gastos da sua empresa para entregar aquilo que afirmou em sua campanha de marketing. Assim, junte todos os custos, com exceção da campanha digital, e divida pelo total de vendas. Dessa forma, você terá uma ideia global de quanto se gasta para entregar cada venda.

O que sobrar será exatamente o que você tem de margem de venda. É nesse valor que será incluído o orçamento de marketing digital.

Faça uma pesquisa de preço de mercado e analise a concorrência

É interessante saber onde o seu negócio está no tocante ao mercado e aos concorrentes para que você aproveite melhor o orçamento e consiga ampliar seus lucros. Isso não quer dizer que é preciso investir mais ou menos que os seus concorrentes, mas, sim, que é preciso ter uma referência para analisar melhor os resultados de sua empresa.

Dessa forma, estabeleça esses padrões de referência e faça comparações, para alcançar as metas esperadas. Além disso, tenha como objetivo investir menos do que o mercado, para deixar o orçamento mais produtivo, obtendo também resultados parecidos ou, até mesmo, melhores.

Com essas práticas, será possível arquitetar seu orçamento a fim de melhor atender a demanda de sua empresa e investir corretamente na área do marketing digital.

E aí, gostou do nosso post sobre orçamento de marketing digital? Então, por que não assinar a nossa newsletter e receber conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada?

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia