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Otimização de Conversão (CRO): entenda o que é e como aumentar suas vendas pelo site!

Se você usa seu site como uma ferramenta para vender o seu produto, o seu objetivo é só um: converter os acessos na sua página em vendas, certo? Mas você sabia que existem mecanismos para tornar esse processo mais efetivo? 

Esse é o objetivo do CRO, sigla em inglês para “Conversion Rate Optmization” ou, em bom português, Otimização de Conversão, que é uma estratégia para alavancar o processo de vendas não só em seu site, mas em todo o ambiente digital em que você está presente. 

Esse é o tema do texto de hoje, que vai mostrar o que é preciso fazer para implementar o CRO e aumentar as vendas pelo seu site. Confira!

Como funciona o CRO?

Alguns aspectos são essenciais para garantir a venda de um produto: sua qualidade, o preço, o custo do frete e o tempo de entrega são alguns deles. No entanto, há ainda uma série de fatores que podem resultar no sucesso de uma venda por meio de um site, como o layout dele, a velocidade de carregamento da página, a atratividade dos elementos dispostos, dentre outros.

O CRO funciona como uma técnica que, se bem-sucedida, pode transformar simples visitantes em consumidores. Para isso, é fundamental compreender qual é o caminho percorrido pelo cliente desde o momento em que busca pelo produto até a conclusão da compra. 

O que é a jornada do consumidor?

Também chamado de ciclo de compra do consumidor, é uma estratégia usada para mapear os estágios pelos quais passa o cliente em um processo de consideração com uma determinada marca. Em geral, a jornada do consumidor envolve 5 passos: 

  1. Consciência;
  2. Consideração;
  3. Compra;
  4. Retenção;
  5. Advocacia.

Quanto mais bem informado sobre o caminho percorrido pelo consumidor, maior é a chance de converter a visita dele no seu site em mais uma compra. 

Quais são as melhores práticas para aumentar a conversão?

Segmentar o público

Nem todo mundo que chega ao seu site tem o mesmo perfil. Ao mesmo tempo em que um possível comprador pode ser atraído pelo produto que você está vendendo, uma outra pessoa, sem o menor interesse na compra, pode clicar no link atraído por um determinado conteúdo. Ao segmentar as “iscas”, você aumenta as chances de converter essas duas visitas em duas vendas. 

Criar conteúdo relevante

Na Era da Informação em que vivemos, as pessoas estão sempre buscando se informar sobre um determinado assunto pelo qual tem interesse. Sai na frente quem oferece esse tipo de informação, por meio de blog posts, e-books, infográficos, dentre outros formatos de conteúdo. Ao se tornar referência para uma determinada comunidade sobre um determinado tema, você garante a fidelização da audiência e aumenta a possibilidade de conversão no futuro. 

Investir em mapas de calor

Os mapas de calor são uma estratégia frequente utilizada em CRO. Com ela, é possível monitorar qual é o caminho percorrido pelos olhos do visitante enquanto navega em sua página. Com isso, você pode posicionar as informações de venda onde elas ficarão mais visíveis para os consumidores. 

Estabelecer o call to action (CTA)

As “chamadas para ação” são uma estratégia para fazer com que um possível consumidor continue em contato com sua empresa e, para isso, é preciso que a CTA o leve a tomar alguma ação, como clicar em um link do site, baixar algum material ou mesmo concluir a compra do produto.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a taxa de Otimização de Conversão e como utilizá-la para aumentar as vendas em seu site, assine a nossa newsletter, inserindo seu e-mail logo abaixo e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos relacionados a CRO e outros assuntos. 

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