Otimização de Sites - SEO

As técnicas e práticas de otimização de sites para os mecanismos de busca (como Google, Yahoo e Bing), fará com que seu site fique mais visível na internet. Quanto mais próximo seu site fica dos primeiros colocados em um resultado de busca, mais ele é visto e visitado. E quando mais visto e visitado, mais negócios sua empresa fará. Assim como ganhará muito mais credibilidade ser dado como referência em determinado assunto.

Na gestão de otimização de sites, um dos termos que mais se destacam e definem este tipo de prática, é a encontrabilidade. As práticas de SEO têm como objetivo tornar o site de uma empresa localizável nos mecanismos de busca para determinadas palavras-chave relevantes para o negócio. Apesar de ser encontrado na internet seja um objetivo geral da publicidade, o SEO é o tipo de ação que mais de destaca nesse quesito, tendo em vista que o Google é o principal site para se procurar informações ou produtos.

Mas, o que é Otimização de Sites (SEO)?

O SEO é uma abreviação de Search Engine Optimization, que significa otimização de sites para mecanismos de busca. SEO vai além de otimizar apenas uma página do site para melhor posicioná-la, esta gestão buscará otimizar o site como um todo, tanto a parte interna, como externa (redes sociais, parceiros, etc).< /br>.
O Google, por exemplo, já afirmou que dispõe de mais de 200 fatores que determinam a posição de um site em seus resultados, tornando a gestão de SEO cada vez mais complexa. Porém, os resultados obtidos costumam trazer o melhor retorno sobre o investimento em comparação com outras estratégias de marketing digital.

A importância da otimização de um site:

Pesquisas mostram que 92% das pessoas realizam buscas na internet antes que adquirirem um produto ou serviço. A busca por informações sobre determinada empresa, produto ou serviço já é um hábito de qualquer usuário desta era digital, tornando a gestão de SEO ainda mais importante para empresas de qualquer porte. Se sua empresa não é encontrada, praticamente ela não existe na internet. Por isso, dê relevância ao seu site e participe desse mercado que movimenta valores extraordinários a cada dia.

A otimização de sites consiste em diversos procedimentos que tem como objetivo ter o melhor reconhecimento pelos robôs dos buscadores, aplicativos que o Google e outros usam para indexar as páginas de seu site.

Entenda como funciona um buscador:

Primeiramente devemos deixar claro que, mesmo com muita inteligência da classificação de resultados, os buscadores do Google são softwares de computadores.

Os robôs de busca do Google são capazes de fazer cálculos bem complexos para reunir, comparar e tratar várias informações, mas de forma alguma é em si subjetiva. Ou seja, o Google não tem opinião, ele não encontra nada, ele apena calcula. Apesar de serem programados por pessoas, os robôs tratarão todas as informações seguindo uma lógica algorítmica, ou seja, pré-determinada - por isso os mais de 200 fatores usados para posicionar um site que falamos anteriormente.

O Google é bastante objetivo e matemático, porém, foi criado por pessoas com intenção particulares e subjetivas. Cabe a nós, gestão de otimização de sites entender o que essas pessoas pensam sobre um bom resultado de busca.