Blog

PHP e Javascript: entenda essas linguagens

PHP e Javascript: entenda essas linguagens.img

PHP e Javascript, para aqueles que estão começando no mundo da programação podem parecer a mesma coisa. Na realidade, não são. Assim, para diferenciá-las é preciso, primeiramente, entender como funciona a internet.

Quando acessamos a internet, nosso computador manda um conjunto de dados e uma pergunta ao servidor. O servidor, então, responde esses dados/pergunta e desta forma, se estabelece a conexão e a troca de dados.

A linguagem PHP é executada do lado do servidor. Em contrapartida, o Javascript é executado do lado do cliente. A linguagem PHP permite acesso a banco de dados de forma muito mais simples já que permite o trabalho direto entre as conexões abertas do servidor de páginas e o servidor do banco de dados.

O Javascript tira a sobrecarga do processamento do servidor. Por exemplo, a linguagem é capaz de validar o preenchimento de determinados campos num formulário HTML. Os dados são verificados no cliente e só então enviados pela rede, ganhando tempo de transferência dos dados.

Essas duas linguagens são parecidas em suas estruturas de programação pois possuem suas origens de estrutura nas linguagens C/C++. O PHP, por estar no lado do servidor, que é uma máquina mais potente, conta com mais recursos ao contrário do Javascript, criado para controlar ações em um browser de internet.

Se você quiser saber mais sobre as linguagens da programação, veja esses outros posts que fizemos por aqui:

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Toda semana tem mais. Acompanhe a gente!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia