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Pós-venda: 5 dicas para encantar e fidelizar seu cliente

Se você é daqueles que acha que atingiu o seu objetivo ao fechar uma venda, saiba que está muito enganado. Atualmente, é preciso trabalhar o processo de pós-venda e levar em conta a possibilidade de desenvolver novos negócios com um cliente recorrente. Afinal, é muito mais fácil manter os seus clientes antigos do que conquistar novos.

Dessa forma, a pós-venda é tão ou mais importante que as demais etapas do processo comercial, e todas as suas ações são destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com os seus clientes.

Por isso, preparamos cinco dicas de pós-venda para auxiliar na manutenção de um bom relacionamento com os seus clientes e desenvolver novas oportunidades de negócios:

1. Aborde o cliente logo após o fechamento da venda

A pós-venda se inicia logo após a conclusão da compra. Por isso, lembre-se de sempre agradecer ao cliente pela preferência, pois agradecer não custa nada e representa muito!

Algum tempo depois, contate o cliente para saber como está sendo a experiência dele com os seus produtos e serviços — assim ele vai perceber que você está realmente interessado em oferecer uma boa solução.

2. Cumpra o que prometeu

Chame a atenção do cliente para os seus produtos e serviços, faça promoções e anúncios para divulgar a sua marca, contudo cumpra sempre o que prometer.

Jamais faça propaganda enganosa e busque continuamente ir além das expectativas do seu cliente, fazendo com que ele se surpreenda com as suas soluções.

3. Demonstre interesse pelo seu cliente

Ouça o que o seu cliente tem a dizer, demonstre interesse sincero pelos seus problemas e coloque-se sempre à disposição para ajudar.

Não mantenha contato apenas para efetuar vendas, mas para se relacionar e colaborar com a sua vida.

4. Mantenha os seus clientes informados

Não basta ser vendedor, é preciso ser mais que isso. Preste consultoria, afinal a informação é muito valiosa e os seus clientes adoram se manter informados para aproveitar as aquisições da melhor maneira possível.

Compartilhe o seu conhecimento com o seu público-alvo e faça com que a experiência dos seus clientes seja incrível.

5. Ofereça sempre o melhor para o seu cliente

O seu cliente merece o melhor e você precisa deixar visível a sua preocupação de proporcionar isso a ele. Esteja sempre disponível para atendê-lo e coloque a sua equipe à disposição para tirar dúvidas e encontrar soluções para possíveis problemas que possam vir a ocorrer.

Coloque-se sempre um passo à frente da concorrência e mantenha-se atualizado sobre as novidades que surgem no mercado. Assim você se tornará muito mais competitivo.

Se os seus clientes estiverem satisfeitos com o seu atendimento, é muito provável que eles indiquem a sua empresa para outras pessoas. Portanto, invista em ações de pós-venda para garantir a ampliação da sua base de clientes e realizar mais e melhores vendas.

Gostou das nossas dicas? Então agora tenha foco no próximo passo, que é implementá-las no seu negócio.

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