Blog

Previsibilidade de vendas: como o inbound pode ajudar a alcançá-la?

Você sabe o que é previsibilidade de vendas e por que ela é tão importante para o sucesso da sua empresa? Embora ainda seja muito menosprezado por alguns gestores, por meio desse fator, é possível antecipar os resultados e tendências do seu negócio, garantindo uma tomada de decisões ainda mais assertiva.

Além disso, a partir dos dados de previsibilidade de vendas é possível estabelecer as metas a serem atingidas, crescendo de maneira ainda mais sustentável.

Mas afinal, qual é a melhor forma de chegar a isso? Descubra de uma vez por todas como o Inbound e suas ferramentas podem o ajudar a alcançar os melhores resultados.

Integração das equipes de vendas e marketing

O SLA, acordo de trabalho formalizado entre os times de vendas e marketing, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia do seu negócio. E isso não é diferente quando o assunto é a previsibilidade de vendas.

É preciso que as equipes trabalhem de forma conjunta, estabelecendo quais são os resultados esperados de cada ação. Além disso, a integração entre as áreas garante um trabalho mais consistente em todas as etapas, gerando uma maior credibilidade com o consumidor.

O desenvolvimento de um sistema de previsibilidade de vendas precisa, necessariamente, de um esforço coletivo que já é – ou deveria ser – trabalhado por meio das estratégias de Inbound.

Utilização do Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como uma das suas principais características a análise e mensuração de todas as suas ações, de forma a melhorar constantemente os resultados obtidos. Dessa forma, essa estratégia pode ser uma grande impulsionadora para a previsibilidade das vendas.

Por meio das técnicas do Inbound é possível ter acesso a uma listagem de leads possíveis, vindos de uma média de tráfego e conversão das suas redes sociais e sites. Com esses dados em mãos é possível prever um número aproximado de leads qualificados e, assim, transferir essas informações para o setor de vendas.

Além disso, o Inbound tem entre suas principais funções preparar o consumidor para o momento da compra, o que pode gerar dados ainda mais efetivos sobre o estágio no funil de vendas e a probabilidade de fechamento de negócios.

Utilização do Inbound Sales

Além do Inbound Marketing, o Inbound Sales também oferece uma excelente oportunidade de trabalhar com a previsibilidade de vendas. Por meio dessa estratégia, a equipe de vendas pode atuar como uma forma de banco de dados sobre a qualificação dos leads, deixando a abordagem ainda mais certeira e potencializando as chances de vendas.

Graças a essa metodologia, é possível chegar a informações ainda mais aproximadas para o desenvolvimento da previsibilidade de vendas, uma vez que os potenciais clientes estarão mais propensos a fecharem negócio quando forem contatados.

Como você pode perceber, é possível alcançar uma previsibilidade de vendas estável com o uso das ferramentas de marketing adequadas. Mas atenção: para otimizar o seu processo de desenvolvimento e gestão de estratégias de Inbound é essencial contar com o suporte de uma agência especializada.

Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia