Blog

Reclame Aqui: como responder às críticas?

Infelizmente não é possível agradar a todos, mas é importante manter uma boa imagem perante seus clientes e o público geral. Se você tem um negócio, cedo ou tarde, sua empresa vai receber críticas e é bom estar preparado.

A internet mudou alguns hábitos dos consumidores. Antes de uma compra, a pesquisa não mais se resume em produtos e serviços mas também na busca sobre a reputação da empresa. Muitos consumidores consultam o site Reclame Aqui antes de concluir sua transação. Por isso, é tão importante ter uma boa avaliação na página e manter sua empresa competitiva no mercado.

Como lidar e responder às críticas?

Notícia ruim sempre espalha rápido, assim sendo, é preciso saber ter jogo de cintura para não perder a linha. Então aproveite 10 dicas e saiba como utilizar as críticas a seu favor:

  • Não leve para o lado pessoal
  • Dê atenção ao cliente insatisfeito
  • Demonstre interesse
  • Disponha-se para resolver o problema
  • Peça desculpas
  • Coloque-se no lugar do cliente
  • Tome as atitudes necessárias
  • Responda todas as reclamações
  • Mantenha o cliente informado
  • Agradeça a crítica

É impossível agradar a todos, mas é possível fazer o melhor para cativar e atender o máximo de clientes. Então, em caso de críticas e insatisfações, não se desespere.O importante é observar o que está errado: é algo pontual ou é algo recorrente mas os outros clientes não perceberam?

Além disso, fique sempre atento e tente sempre melhorar aquilo que você tem, isso ajuda a evitar que pequenas adversidades se transformem em grandes problemas.

Aproveite para criar um perfil no Reclame Aqui. Somente é possível responder uma reclamação tendo um perfil criado na página. Além disso, é importante inserir informações para contato, como telefone, e-mail ou endereço e, de preferência, que o perfil não esteja vinculado a uma conta pessoal, mas sim a contas organizacionais.

Lembre-se de responder todas as reclamações de forma ágil, personalizada e um atendimento humanizado. Então, acompanhe diariamente o Reclame Aqui e evite que a reclamação seja espalhada em outros canais.

Após a resolução do problema, utilize estratégias para reter e fidelizar esses clientes. Ofereça brindes, descontos ou algum serviço ou produto exclusivo. Encante e fidelize seus clientes.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia