Blog

Rich snippets: veja como chegar à posição zero do Google

O Google é o site mais acessado do mundo e o principal meio que as pessoas usam para encontrar conteúdo. Dessa forma, ele pode ser um forte aliado para a visibilidade da sua empresa. Conforme o algoritmo do buscador se tornou mais sofisticado, ele começou a implementar o recurso de rich snippets — a evolução do estado anterior.

Para falar de rich snippets, primeiramente é importante definir o que são snippets. Esse termo é usado para se referir aos resultados convencionais que você vê ao fazer uma busca no Google: o título, a URL e a descrição de uma página da web. Esse trio compõe um snippet e serve como uma prévia do conteúdo que está ali.

Como são capazes de entregar muito mais informação ao público, é bastante vantajoso para todos contar com rich snippets representando o seu conteúdo. Para que o seu site consiga exibir dados ricos como esses, você precisa de uma estratégia de SEO sólida. Ela não só tem que ser capaz de colocar as suas páginas no Google como também de emplacar rich snippets.

Por que ter rich snippets é importante?

Para que o Google seja um aliado da sua empresa, é necessário contar com um conteúdo que atenda as expectativas do seu público e, ao mesmo tempo, consiga ser devidamente compreendido pelo algoritmo do buscador para ganhar a prioridade adequada entre os resultados de pesquisas.

Rich snippets também são chamados de posição zero no Google. Trata-se de um tipo específico de entrada nos resultados que expande o conteúdo encontrado na página para exibir informações relevantes aos termos buscados pelo usuário. Trata-se de algo extremamente valioso para a sua empresa ser vista como uma autoridade em seu segmento.

Um conteúdo relevante o suficiente para emplacar rich snippets é muito bem visto pelo algoritmo do Google. Além de dar mais destaque ao seu conteúdo, também oferece longevidade a ele.

Como conquistar rich snippets para o seu site?

Defina o tipo certo a ser usado

Cada site é diferente e as suas várias páginas podem conter tipos distintos de informações que precisam ser considerados pelo algoritmo do Google. Antes de começar a trabalhar a favor de rich snippets, você deve ter em mente como você quer que eles apareçam. Você prefere que seja um trecho grande do seu site? Estrelas que representam avaliações? O preço de um produto ou aplicativo? Seja o que for, é necessário ter esse detalhe bem definido.

Use as tags certas

O algoritmo do Google não consegue adivinhar quais informações colocar nos rich snippets. Para isso, você precisa de tags especiais que especificam o tipo de conteúdo e os dados relevantes que estão ali. Você tem que se basear no padrão definido pelo Schema.org, que é seguido pelo Google e reúne tags de microdata para rich snippets de eventos, empresas, aplicativos, produtos, locais, entre outros.

Garanta uma boa otimização ao site

Otimizar o seu site para contar com rich snippets é algo eficaz para a sua visibilidade, mas não anula os esforços convencionais de SEO que precisam fazer parte da sua rotina. Lembre-se de usar as palavras-chave relevantes para os seus objetivos no conteúdo, ter um código-fonte leve e rápido, oferecer um site responsivo, entre outros.

Tenha paciência

Mesmo depois de configurar adequadamente o seu conteúdo para emplacar rich snippets, é necessário esperar até que o algoritmo do Google detecte as mudanças. Em geral, essa demora chega a durar entre 10 e 14 dias. Pode ser que seus rich snippets desapareçam e voltem várias vezes nesse intervalo até se consolidarem permanentemente.

Que tal começar agora mesmo a trabalhar a favor dos rich snippets em seu site? Siga as dicas acima para aproveitar as vantagens desse impulso de visibilidade que as suas páginas e o seu negócio podem conquistar com a ajuda do Google. Lembre-se de ficar de olho nas atualizações do algoritmo para não ter surpresas e obter sempre novas oportunidades de sucesso!

Quer aprender mais sobre como usar o Google a favor da sua empresa? Então veja as melhores dicas para alcançar o primeiro lugar na gestão de links patrocinados.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia