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Saiba quais métricas de vendas sua empresa precisa acompanhar

O varejo é um dos segmentos mais competitivos do mercado. Por isso, para atingir o sucesso, você deve manter o foco em aumentar as vendas, atrair novos clientes e reter os existentes. É preciso saber tudo sobre o seu negócio para chegar ao topo.

Embora existam inúmeras métricas de vendas, neste artigo vamos destacar as que são essenciais para o crescimento da sua empresa. Boa leitura!

Tráfego de clientes

O tráfego é o elemento principal de um negócio e a sua mais importante fonte de receita. Quanto mais clientes entrarem em sua loja, mais dinheiro você fará. No entanto, é sempre mais fácil analisar os números de um e-commerce, por exemplo, do que o movimento de uma loja física, pois o acesso às informações numéricas de um negócio on-line é facilitado.

A parte mais difícil é acompanhar o fluxo de visitantes e clientes que trafegam por sua loja. Você pode, por exemplo, criar uma diferenciação, oferecendo programas de fidelidade e rastreando o histórico de vendas. Utilizando o sistema certo, será possível detectar quantos visitantes entraram e saíram do seu ponto de venda.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é tão importante quanto o tráfego de clientes, pois está diretamente relacionada à quantidade de clientes potenciais sobre o número de compradores reais. Para tomar decisões mais acuradas, é fundamental saber quantos clientes efetivamente compraram e quais produtos adquiriram.

Os dados gerados com a aplicação dessa métrica devem ser exatos. Assim, será possível fazer melhores escolhas e padronizar processos a partir da análise de informações precisas, ao invés de contar com suposições e “achismos”.

Ticket médio de vendas

Essa métrica é definida por um cálculo bastante simples: basta dividir o resultado geral de vendas pelo número de clientes que realizaram, ao menos, uma compra.

O ticket médio pode ser influenciado por eventos como:

oferta de descontos;
promoções;
recomendações dos vendedores etc.
Ações, como oferecer uma grande variedade de produtos contribuem para aumentar o ticket médio.

Taxa de vitória

Manter-se a par da taxa de vitória oferece uma excelente oportunidade de avaliar as habilidades de sua equipe de vendas. A capacidade de fechar uma venda é essencial para a performance de um negócio. Alguns vendedores podem ser muito competentes e, mesmo assim, falharem na hora de finalizar uma compra.

Acompanhar essa métrica pode fornecer as informações necessárias para que você ajude os seus colaboradores de baixo desempenho, com capacitações e treinamentos adequados.

Ciclo de vendas

O tempo médio necessário para fechar uma venda é outro indicador imprescindível para mensurar sua performance. O ideal é acompanhar, também, a velocidade do progresso dos clientes em cada estágio do ciclo de vendas.

Entre todas as métricas de vendas, essa é a mais conveniente para identificar as interações que apresentam menores possibilidades de fechamento por meio da quantidade de tempo que os clientes levam para progredir pelo ciclo de vendas.

Dessa forma, será mais fácil reconhecer os gargalos em seus processos para agir em conformidade, aprofundar o relacionamento com o cliente e eliminar as barreiras que impedem maior eficiência e um bom aproveitamento do tempo.

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