Blog

Share of voice: o que é e qual a importância em uma estratégia de marketing digital?

Em um mundo cada mais competitivo dentro e fora do ambiente on-line, compreender o que é share of voice pode ser determinante para melhor mensurar os resultados da sua empresa na internet.

Se você não faz ideia do que estamos falando mas tem se interessado pelo marketing digital ou até mesmo considerado a possibilidade de investir nessa ferramenta, continue lendo este artigo.

Vamos explicar como o share of voice (SOV) funciona e a sua importância no crescimento e na saúde do seu negócio.

O que é share of voice no marketing digital?

O share of voice é um conceito que já existe no marketing há muitas décadas e que mensura e avalia a porção de clientes que o seu produto ou marca atinge dentro de um nicho de mercado.

Imagine que você seja dono de uma loja de roupas esportivas e não sabe qual o alcance do seu negócio. O share of voice vai medir quantas pessoas têm procurado a sua loja, em quais situações (feriados e datas festivas, por exemplo), o que elas reportam dessa experiência e qual a porção que a concorrência tem tomado dentro do seu nicho.

Aplicando isso ao marketing digital, essa pesquisa fica muito mais apurada e fácil de ser acompanhada. Diversas ferramentas e empresas de marketing conseguem mensurar com precisão o comportamento dos usuários na internet e avaliar a forma como consomem.

Em outros tempos, acompanhar o share of voice era uma tarefa cara e bem mais difícil que atualmente, por isso é hora de você entender a importância dessa técnica e tirar proveito de seu custo-benefício.

Qual a importância do share of voice?

Para melhorar a performance do seu negócio, você deve primeiro saber qual tem sido o seu desempenho, certo? Pois bem, em uma estratégia de marketing, acompanhar constantemente os resultados para melhorá-los é parte essencial do trabalho.

No mundo digital, onde as mudanças acontecem em velocidade muito maior, os seus concorrentes estarão sempre avaliando não só a performance deles como a sua, a fim de ganharem terreno e se diferenciarem.

Por esse motivo, você não pode subestimar o poder do share of voice, pois ele será o norte de como angariar uma fatia maior do mercado em que você atua. Fazendo isso, você melhora as suas estratégias de marketing, alcança mais clientes e aumenta as suas vendas.

Como fazer uso dessa ferramenta?

Existem maneiras autônomas e independentes de avaliar o share of voice, como utilizar os dados do Google Analytics e, a partir daí, fazer alguns cálculos para avaliar o desempenho da sua marca.

Posto de maneira simples, você pode avaliar a sua fatia de mercado da seguinte maneira:

  • cheque as palavras-chave relacionadas à sua marca e às do competidor;
  • crie um gráfico de cliques recebidos x posição que aparece nos sites de busca;
  • multiplique os cliques com a média de procura por palavras-chave do mês avaliado;
  • divida o volume de tráfego gerado pela marca pelo total gerado pelo mercado em que você atua — o resultado final é o share of voice.

Como pode ver, não é tão simples e fácil fazer uma análise confiável e apurada por conta própria, a não ser que você seja um profissional de marketing minimamente preparado para isso.

Muitas vezes, adotar a rota que parece mais curta pode se tornar a mais desgastante e ineficiente. Não hesite em buscar serviços que possam ajudar a utilizar essa ferramenta com maior inteligência e precisão.

Se você gostou do nosso artigo sobre o que é share of voice e qual a importância disso no seu negócio, não deixe de ler as nossas dicas sobre como aumentar a visibilidade on-line da sua empresa. Boa leitura!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia