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Você sabe a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Se fôssemos comparar a um carro, um seria o motor e o outro a bateria. Porém, indispensáveis para o funcionamento perfeito.

Se você é da área da comunicação, do marketing ou até mesmo das vendas, provavelmente já passou por situações onde no mínimo demorou a reconhecer se a ação utilizada no decorrer do processo era Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou os dois juntos.
Pois bem, não precisa arrancar os cabelos. Muitas pessoas e até mesmo muitos profissionais acabam confundindo os conceitos ou não sabem diferenciar uma ação da outra – embora sejam duas ações distintas aplicadas num mesmo projeto.
Num exemplo mais simples, podemos dizer que o Inbound Marketing é o motor de um carro e o marketing de conteúdo é a bateria. Os dois se relacionam entre si mas não tem a mesma função e também não deixam de serem importantes e vitais no decorrer do processo.
Também chamado de Marketing de atração, o Inbound Marketing é uma nova abordagem do marketing digital e que tem trazido grandes resultados que se baseiam em quatro principais estratégias: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento – também chamado de fidelização.
É função do Inboud Marketing atrair ou chamar um número significativo de visitantes para o canal específico, seja ele site, blog ou redes sociais. Esse processo necessita de um planejamento muito mais amplo e elaborado do qual vai resultar em resultados extremamente positivos gerando novos clientes e novos negócios – por isso, o nome de Marketing de atração e também por isso a necessidade de um conteúdo de excelência.
E onde entra o Marketing de Conteúdo?
Exatamente no momento de aproximação e fidelização do cliente. De um modo em geral, é de extrema importância que um excelente conteúdo acompanhe as ações do Inbound Marketing e que este seja envolvente, de qualidade e muito atrativo para ser publicado nos canais do seu cliente ou do próprio consumidor, e com isso, compartilhado para que atinja os objetivos do Inbound, que é alcançar atrativamente um número expressivo de pessoas.
É nesse momento que o marketing de conteúdo entra em cena. Ele é um dos pontos fortes de uma campanha online. Pois em um mercado altamente competitivo que oferece milhares de ofertas e milhões de produtos de todo gênero e espécie, exige no mínimo informação e comprometimento com o consumidor.
Portanto, não existe uma execução perfeita de campanha de marketing digital sem que o marketing de conteúdo e o inbaound marketing não andem lado a lado falando a mesma língua. E sem dúvida, podemos afirmar que os dois juntos apresentam uma parceria perfeita para quem deseja elevar os resultados das campanhas

 

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