Blog

WordPress: O que é e como funciona

WordPress é uma plataforma de gerenciador de conteúdo (CMS) utilizado na criação de sites. É uma ferramenta simples que tem o intuito de facilitar o trabalho na hora de publicar um conteúdo na web.

Como funciona?

O WordPress permite a instalação de plugins que facilitam o gerenciamento e publicação dos conteúdos da página. A plataforma possui 2 extensões: WordPress.com e WordPress.org.

A versão WordPress.com é uma opção gratuita, mais simples, que oferece alguns temas padrões, sem a necessidade de contratação de um host para hospedar seu site. Aqui tampouco é possível adicionar banners do AdSense nem modificar o seu código.

O WordPress.org, também é versão gratuita mas que requer o pagamento da hospedagem da sua página. Além disso, ela é uma opção mais completa, personalizada, dedicada para quem quer uma página profissional.

Independente da versão escolhida, a ferramenta possui um dashboard de gerenciamento com diversas funções:

  • Adicionar, programar e editar posts
  • Inserir e editar arquivos de mídia
  • Criar novas páginas, menus, categorias e tags
  • Moderar comentários dos usuários/visitantes
  • Editar o layout do site
  • Gerenciar permissões dos administradores da página
  • Importar e exportar dados do site

Além delas é possível customizar o dashboard, com a instalação de plugins que podem ser úteis para gerenciar os conteúdos publicados.

O que publicar?

O Post é a forma mais comum de publicação no WordPress, que pode ser acessado a partir de um endereço web. Cada post contém título, conteúdo (que pode ser texto, imagem, etc), URL única e categoria.

As categorias e as tags servem para organizar os posts em grupos, que funcionam como um filtro que pode ser utilizado pelo leitor ou usuário para buscar conteúdos relacionados a um determinado assunto.

Também é possível criar páginas utilizando o WordPress. As páginas podem ser agrupadas em hierarquias, com conteúdo independente e atemporal, contendo título, conteúdo e URL única.

Quais tipos de páginas posso criar no WordPress?

Se você acha que o WordPress é utilizado apenas para criação de blogs, saiba que é possível produzir outros tipos de sites utilizando esse CMS, tais como:

Existem vários sites disponíveis na Internet com diferentes tipos de temas e assuntos. Mas se você está pensando em criar sua página e quer se destacar, uma ajuda profissional pode ser bastante interessante.

Conheça a Agência R8, e vamos juntos desenvolver um site personalizado e atrativo, com conteúdos de qualidade, design responsivo e bem ranqueado nas pesquisas. Saia na frente da concorrência. Venha para a Agência R8.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia