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Marketing de defensores: crie e gerencie os evangelizadores da marca

Você conhece o marketing de defensores? Ele oferece meios bastante eficazes para turbinar a visibilidade da sua marca e atingir cada vez mais público, com um excelente custo-benefício.

Um defensor, basicamente, é aquele cliente satisfeito o suficiente com a marca a ponto de recomendá-la para outras pessoas, de forma espontânea. Ele tem alta identificação com seu posicionamento, por isso, buscará espalhar as vantagens de seus produtos para todos que conhecer. Em tempos de redes sociais, inclusive, esse poder é bastante vasto.

Assim, focando seu marketing nessas pessoas, você contará com um fluxo contínuo de novos fãs da sua marca. Não será necessário investir pesado em canais de marketing robustos, porque seus defensores farão um ótimo trabalho de divulgação.

Além disso, essa atuação fará muito bem para a credibilidade da sua empresa. Afinal, as pessoas tendem a confiar muito mais nas recomendações dos outros do que em peças publicitárias.

Então, quer saber como aproveitar todo o potencial do marketing de defensores? É o que veremos neste post! Continue lendo e confira algumas dicas:

Defina quais são seus objetivos

O marketing de defensores é mesmo uma ferramenta bastante poderosa, mas você precisa ter ideia do que deseja conquistar ao usá-la. Senão, corre o risco de trabalhar sem rumo e pode prejudicar a atuação da sua marca.

Nesse sentido, faça questão de ter uma meta mensurável — ou seja, que tenha um indicador que possa ser acompanhado para comprovar o seu sucesso. Por exemplo, se você quer conquistar mais defensores para promover determinado produto, trate de medir as vendas ou as recomendações que ele conquista.

Conheça o seu perfil de público-alvo

Para começar a captar defensores, é necessário saber, antes, quem serão essas pessoas. Então, tenha em mente qual é o perfil de audiência que será impactada pela sua estratégia: a faixa etária, o sexo, a região em que mora, os interesses e outras características que sejam relevantes para o seu caso.

Cada decisão tomada em sua campanha deverá ter em mente essa fatia de público que você deseja transformar em defensores e gerar identificação nele. A partir daí, será possível desenvolver uma estratégia segmentada.

Escolha os canais certos

Uma das vantagens do marketing moderno é que você tem à sua disposição uma grande variedade de canais para aproveitar, tanto no meio on-line como no off-line. Atuar no canal errado, contudo, pode ser bastante desastroso para os seus resultados, já que você estará gastando esforços em meios que seu público não consome.

Certifique-se de apostar nos canais adequados ao ficar de olho no nível de interações obtido. Assim, levando em conta o perfil e os hábitos do público que você deseja transformar em defensor, elabore ações voltadas a eles nos meios que eles costumam utilizar.

Crie um processo escalável

A sua estratégia de marketing de defensores tem que estar preparada para o seu eventual sucesso. Ela precisa ser capaz de gerar bons resultados tanto no início quanto durante a sua ação, quando você já estiver com um grande volume de público. Caso contrário, todo o seu trabalho inicial terá de ser refeito.

Em outras palavras, elabore planos consistentes, evite que as suas ações deixem de ser eficazes tão perto da linha de chegada.

Melhore a partir dos feedbacks

Para que a sua estratégia de marketing de defensores sempre possa trazer bons retornos à sua empresa, é essencial que você ouça o seu público.

Faça análises constantes do que está sendo dito a respeito da sua marca e produtos, além de mensurar a satisfação de seus clientes a todo momento. Aprenda com os feedbacks recebidos e sempre implemente mudanças focadas em aprimorar sua atuação.

Enfim, o marketing de defensores é uma tendência que permanece forte em todos os segmentos. Então, siga as dicas acima para garantir a melhor abordagem e mantenha a sua campanha em plena evolução!

Com uma estratégia eficaz, será possível conquistar fãs para a sua empresa que conseguirão atrair mais público ao mesmo tempo em que fortalecem a imagem da sua marca.

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