Blog

Métricas de marketing: quais você deve acompanhar mensalmente?

Você sabe quais métricas de marketing acompanhar para se certificar do sucesso das suas ações? Uma das principais vantagens de trabalhar com o meio digital é poder acessar indicadores altamente precisos em tempo real a respeito da performance da sua empresa.

No entanto, tamanho potencial traz um desafio: você precisa saber quais considerar e o que eles significam para a sua estratégia. Afinal, decisões estratégicas devem partir dos diagnósticos trazidos por essas métricas.

Trabalhar no escuro não é produtivo para ninguém. Você e sua equipe têm que estar por dentro da saúde dos seus números para antecipar problemas e sempre contar com meios para sair na frente dos concorrentes.

Veja a seguir as métricas de marketing mais estratégicas que você precisa acompanhar mensalmente:

Ticket médio

Todo tipo de empresa deve ter ideia do gasto médio que um cliente tem ao interagir com ela. O ticket médio ajuda a definir a saúde das suas finanças, já que traduz se o seu público está gastando muito ou pouco com os seus produtos.

Um ticket médio baixo mostra que você até está conseguindo vender, mas não o suficiente. Portanto, é válido manter uma meta mais alta para que os esforços relacionados a vendas possam se pagar.

Taxa de conversão

Para saber se as suas campanhas de marketing estão direcionando tráfego e essas pessoas estão comprando seus produtos, é necessário analisar a taxa de conversão. É um método altamente preciso para avaliar a eficácia das suas decisões.

Para manter a sua taxa de conversão alta, você tem que conhecer muito bem o perfil do seu público-alvo para implementar uma estratégia capaz de convencê-lo do valor da sua oferta. Que tal segmentar o seu anúncio para grupos distintos de pessoas ou apostar em formatos diferentes de conteúdo?

Visitas

Analisar o número de visitas do seu site não tem o mesmo peso que olhar para o ticket médio ou para a taxa de conversão. No entanto, pode oferecer um registro estratégico da quantidade de audiência que seu conteúdo está conseguindo atrair.

Acompanhar o número dessa base é essencial para saber como anda o alcance das suas ofertas. Se o seu site recebe poucas visitas, menos pessoas ainda poderão se converter em clientes.

Tempo gasto no site

Além de considerar o número de visitas, você também precisa ter ideia de quanto tempo os seus visitantes estão passando no seu site. Se são passadas rápidas, dificilmente serão impactados pelas suas ofertas.

O tempo gasto ideal dependerá dos objetivos do seu site. Você quer direcionar seu público para determinada oferta? Ou fazer com que ele acesse o máximo de conteúdo possível? Seja o que for, trata-se de uma das métricas de marketing que devem ser monitoradas.

MRR

Se a sua empresa vende assinaturas, uma das métricas de marketing que você precisa monitorar se refere aos seus ganhos recorrentes a partir delas. Chamado de MRR (ou monthly recurring revenue), esse indicador ajuda você a entender como estarão suas finanças em médio prazo.

De uma forma semelhante ao ticket médio, o MRR deve inspirar estratégias focadas em aumentar essa métrica, porque contribui diretamente para o sucesso da sua empresa. Aqui, o foco é em agregar valor à assinatura e aos benefícios que seus clientes aproveitarão.

Tendo em mente a importância de cada uma dessas métricas de marketing, você pode começar a estruturar uma estratégia voltada para a análise dos dados corretos. Lembre-se de definir os seus objetivos para que seja possível medir os indicadores relacionados e comprovar o sucesso das suas decisões.

Quer ficar por dentro de mais dicas estratégicas como essas? Siga os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Google+ e LinkedIn!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia