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Novo algoritmo do Facebook: como ele impacta suas campanhas?

marketing |
23 de março de 2018
Novo algoritmo do Facebook: como ele impacta suas campanhas? 0 Comentários
Por: Agência R8

Você sabe o que muda no marketing da sua empresa com o novo algoritmo do Facebook? Com mais de dois bilhões de usuários, a rede social consolidou-se com uma das principais plataformas de ação de empresas. Com um público tão numeroso e ferramentas de segmentação tão detalhadas, as chances de aparecer para os potenciais clientes e até convertê-los em compradores era bastante satisfatória… até agora.

Recentemente, a rede social mais numerosa do mundo anunciou uma mudança em seu algoritmo (resultado de análises de dados que determinam a ordem de organização e exibição do conteúdo nos feeds de notícia), cujo objetivo principal é priorizar interações sociais mais significativas e conteúdo amigável em detrimento de publicações de marcas e empresas.

Quer saber mais sobre isso e de que forma é possível contornar sua influência nas ações de marketing digital? Basta continuar lendo esse artigo.

O que muda com o novo algoritmo do Facebook?

Antes do anúncio da mudança, o algoritmo era calculado com base no número real de interações. Dessa maneira, as páginas com as quais o usuário interagia mais, fosse por meio de comentários, compartilhamentos, curtidas ou reações, eram entendidas como relevantes para ele, e, consequentemente, mostradas à frente de outros conteúdos.

A partir de agora, postagens de amigos e familiares (em especial aqueles que possibilitam o surgimento de conversas e interações nos comentários) serão naturalmente priorizadas, o que nos leva à conclusão de que posts orgânicos de empresas (que já tinham um alcance entre 1% e 2%) terão alcance ainda menor.

Qual será o impacto nas campanhas de marketing das empresas?

O impacto principal do novo algoritmo do Facebook será percebido nas publicações de alcance orgânico.

Uma vez que foi determinado por Zuckerberg e sua equipe que o feed de publicações orgânicas será direcionado a interações significativas e com viés de proximidade e afeto, é de se esperar que posts não patrocinados de empresas e serviços, cujo foco é, essencialmente, vender ou fornecer informações com baixo índice de comunicação entre os usuários, não terão a mesma expressividade de antes.

Como trabalhar sua estratégia com base nessa mudança?

Pode parecer uma mudança fatal para a presença das páginas corporativas na rede social, mas nem tudo está perdido. Algumas táticas auxiliam na manutenção dos planos de ação no Facebook mesmo após a alteração do algoritmo. A seguir, falaremos de algumas delas.

Entenda a fundo seu público

Agora, mais do que nunca, a relação de proximidade de sua empresa com o público do Facebook é fundamental para garantir a visibilidade da marca.

Para não sair perdendo com a mudança, é imprescindível estudar o comportamento dos curtidores de sua página e entender o que, de fato, eles buscam. A partir daí, o segredo é estudar (e testar sempre) gatilhos de interação nas postagens — incitar conversas e debates, fazer perguntas, pedir opiniões —, fazendo com que o algoritmo veja valor em seu conteúdo e o mantenha na lista de links relevantes para o usuário.

Invista em bons anúncios e campanhas pagas

Se os anúncios pagos costumavam ser uma das melhores maneiras de ver resultados no Facebook, essa máxima agora passa a valer o dobro. A mudança do algoritmo não afetou as regras para anunciantes pagos, mas ofereceu o estímulo que faltava para que mais e mais empresas passem a adotar a estratégia.

Por isso, mantenha em constante movimento os estudos de público, segmentação e formatos, garantindo eficiência e eficácia nos resultados de campanhas pagas.

Aposte no marketing digital completo

Para as empresas que pautam toda a estratégia de marketing nas redes sociais e possuem apenas os curtidores da página como leads, o novo algoritmo do Facebook pode, sim, trazer consequências mais sérias aos resultados.

Por isso, é fundamental que o marketing digital de sua empresa não sobreviva exclusivamente de ações em redes sociais. Casar essa frente com outras como blog, e-mail marketing, landing page e WhatsApp pode ser a solução ideal para fortalecer o banco de contatos e fazer com que a estratégia traga frutos por diferentes vias.

Além do novo algoritmo do Facebook, que agora você já conhece, outros fatores são determinantes para os rumos de campanhas de marketing digital. Quer conhecer mais alguns? Então leia este artigo e fique por dentro!

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